Oásis no deserto

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  20/02/2021 06:24

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Certa vez, algumas pessoas ouviram falar sobre uma cidade repleta de tesouros. Então, um grupo de viajantes partiu numa jornada com a decisão de encontrá-la. A determinada altura, o grupo teve de atravessar um deserto escaldante. Todos estavam exaustos, e não podiam mais continuar. Foi aí que o guia utilizou seus poderes místicos e fez surgir uma cidade imaginária no meio do deserto — um oásis para os andarilhos. Depois de descansarem, o líder revelou que se tratava de uma ilusão criada para que todos recobrassem o ânimo. Ele garantiu que o destino final seria muito mais maravilhoso que a cidade imaginária.

Essa história é parte de uma das conhecidas e sábias parábolas do Sutra do Lótus. Dentre outros ensinamentos, ela ilustra o fato de que uma condição de vida elevada, como os estados de erudição e autorrealização, pode ser um oásis comparado ao mundo do inferno. Mas o melhor é superar a ilusão e chegar à felicidade plena do estado de buda. Essa busca deve ser compartilhada, como Ikeda sensei incentiva: “Daishonin afirmou claramente: “[A] natureza de buda inerente a todos esses seres [vivos] é chamada Myoho-renge-kyo” (CEND, v. I, p. 135). O kosen-rufu é um movimento para despertar a natureza de buda inerente à nossa vida e à dos outros. É um esforço eterno e de grande abrangência para elevar a condição de vida de toda a humanidade ao estado de buda”.1

Brasil Seikyo é como um dos mapas que podem orientar sua caminhada rumo ao oásis do estado de buda, porque nele estão escritas as palavras do Mestre, que não nos deixa viver na ilusão.

O Instituto Soka Amazônia, localizado no polo industrial de Manaus, AM, é refúgio da natureza e local para o aprendizado dos seres humanos. Saiba mais sobre esse oásis em meio ao caos do século 21 no Especial desta edição.

Ótima leitura!

Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.544, 19 dez. 2020, p. 2.