Reencontrada espécie de aranha que não era vista há 27 anos na Inglaterra

ROTANEWS176 E POR IG 01/11/2020 11:49

Para tentar encontrá-las, o ecologista Mike Waite passou muitas horas dos últimos dois anos caminhando com uma tocha durante a noite

Reprodução/Foto-RN176  Supostamente extinta, aranha incomum surge em campo militar no Reino Unido – Foto: SURREY WILDLIFE TRUST / MIKE WAITE

Uma das maiores aranhas da Inglaterra foi encontrada em um campo de treinamento do Ministério da Defesa britânico; a espécie não era vista há 27 anos.

A espécie é nativa do Reino Unido e foi encontrada pela primeira vez há 120 anos. Classificada “criticamente ameaçada” pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN Red List), o aracnídeo pertence à espécie Alopecosa fabrilis, popularmente conhecida como Grande Aranha-Raposa (em tradução livre do inglês, Great Fox-Spider).

Segundo o Surrey Wildlife Trust, essas aranhas vivem no solo e têm hábitos noturnos. Por isso, para tentar encontrá-las, o ecologista Mike Waite passou muitas horas dos últimos dois anos caminhando com uma tocha durante a noite.

A fêmea media 55 milímetros de diâmetro, incluindo suas pernas. “Estou naturalmente nas nuvens por ter finalmente provado que a Grande Aranha-Raposa continua existindo no Reino Unido”, comentou Waite, em nota.

A espécie é um das maiores da família da aranhas-lobo Lycosidae, que não usam teias de aranha para capturar suas presas. As presas, incluindo insetos como besouros, formigas e pequenas aranhas, são imobilizadas após o predador injetar seu veneno.

“Esta criatura de aspecto formidável é impressionante, perfeitamente camuflada e também em grande parte noturna e, para seu tamanho, tem sido notavelmente esquiva”, declarou Waite.