Transforme os “três venenos”

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 07/07/2018 13:00

          O Budismo de Nichiren Daishonin  é uma filosofia fascinante, pois possibilita àquele que o praticam mudar a maneira de compreender o mundo e sua realidade a partir da transformação de seu estado de vida interior.

Especialmente sobre este tema, o buda Nichiren Daishonin comenta: “Se a mente das pessoas é impura, sua terra é igualmente impura. Mas se sua mente é pura, assim é a sua terra. Portanto, não há duas terras – pura e impura” (CEND, v.l. p. 4). Nesse contexto, a palavra “terra” refere-se à sociedade e ao ambiente em que estamos inseridos. Ele está afirmando que nosso ambiente não é puro nem impuro, e o que realmente o torna uma coisa ou outra, é o fato de a mente das pessoas serem puras ou não. O segredo para o progresso social se encontra justamente em revolucionar a mente dos seres humanos.

O budismo explica que os “três venenos” – avareza, ira e estupidez – são a causa fundamental da infelicidade, da angústia e do sofrimento. O presidente Ikeda discorre: “Nós seres humanos, somos facilmente influenciados pelos impulsos inerentes à vida (três venenos). Somos seres frágeis, comparáveis a pequeninos barcos num mar furioso, facilmente lançados de um lado para outro ou afundados pelas poderosas ondas do destino ou carma. Assim como uma grande tempestade pode arrastar uma minúscula embarcação a algum destino desconhecido, muita

“É por cremos no Gohonzon e por nos dedicamos à missão de trabalhar pela felicidade da humanidade que conseguimos manifestar o estado de buda que está em nossa própria vida”

vezes somos impelidos a agir de formas que desafiam a razão, facultamos que interesses pessoais de curto prazer prejudiquem a nossa própria sobrevivência (BS, ed. 2.272,18 abr. 2015).

Causa do sofrimento

       No capítulo “Coragem e Sabedoria”, volume 14 do romance Nova Revolução Humana, Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo do presidente Ikeda na obra], aborda o conceito budista de “três venenos”:

“Em dezembro de 1935, Tsunesaburo Makiguchi, presidente fundador da Soka Gakkai, escreveu sobre a reforma social, declarando: ‘No final das contas, a reconstrução do espírito humano em sua essência por meio da revolução religiosa é a solução duradoura para o caos em que as relações humanas se encontram’. O presidente Makiguchi acreditava firmemente que a chave para a reforma social era a transformação fundamental da humanidade por intermédio do Budismo Nichiren – em outras palavras, a revolução humana”. (NRH, v. 14, p. 70-72)

Ele prossegue:

        “O budismo ensina quem os três venenos da avareza, ira e estupidez inerentes na vida humana constituem as causas básicas de nossa infelicidade. O estado de buda é a força fundamental do universo que nos permite vencer esses três venenos; é a mais elevada e mais nobre estado de vida. E o budismo explica que essa condição de vida existe em todas as pessoas. O estado de buda é uma função de suprema benevolência, compaixão e sabedoria e constitui também a fonte de toda a atividade da vida. A manifestação do estado de buda nos capacita a transcender a personalidade que é dominada e motivada pelo sofrimento e pelo desejo, possibilitando-nos estabelecer nossa verdadeira personalidade. Convocar e estabelecer esse estado em nossa vida – o caminho para atingir o estado de buda nesta existência, ou o caminho para concretizar a felicidade absoluta – é o supremo objetivo da revolução humana”. (Ibidem)

Manifeste o estado de buda

        “Qual é o método para alcançar isso? Nichiren Daishonin incorporou a nobre condição de vida do estado de buda, que está em unicidade com lei fundamental do universo, na forma do Gohonzon em prol de todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei. É por crermos no Gohonzon e por nos dedicarmos à missão de trabalhar pela felicidade da humanidade que conseguimos manifestar o estado de buda que está em nossa própria vida.” (Ibidem)

O estado de buda tem a função de máxima compaixão, transbordante sabedoria e é fonte de toda a atividade vital. Manifestar, ou seja, tornar evidente o estado de buda propicia que os impulsos da “avareza, ira e estupidez” sejam influenciados ou controlados pelo eu genuíno e verdadeiro. Tornando nossa “terra” [mente] pura, tudo em volta é transformando, infinitas possibilidades são concebidas e o progresso de toda a humanidade é desencadeado.