A base do triunfo

ROTANEWS176 26/08/2023 10:10                                                                                                                                  NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS     

Do Rio de Janeiro, Comunidade Praia da Bica centra foco no estudo do budismo e nos diálogos de vida a vida.

 

Reprodução/Foto-RN176 Aspecto dos participantes da Comunidade Praia da Bica nas reuniões de palestra, nos encontros de estudo e também na movimentação de visitas para famílias e, em especial neste mês – Foto: Colaboração local

A Praia da Bica está localizada no bairro do Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, zona norte do município do Rio de Janeiro. Essa praia dá nome a um bairro no qual se encontram participantes de uma organização de base da BSGI: a Comunidade Praia da Bica, formada pelo Bloco Novo Cambaúba e Bloco Babaçú, dentro da estrutura da RM Ilha do Governador. Com o apoio de seus integrantes, trazemos, nesta edição, alguns bastidores do movimento local.

Assim como boa parte dos núcleos de base espalhados pelo Brasil, a Comunidade Praia da Bica vem se adaptando aos formatos de atividades, acompanhando de perto a realidade das famílias. Muitas delas, após o período da pandemia, acabaram se mudando para outras regiões, não sem antes receber o carinho e a dedicação de todos. “Acabamos sendo exportadores de pessoas valorosas, que começaram aqui e hoje estão brilhando pelo Brasil afora”, enfatiza Solange Fernandes de Farias, responsável pela Divisão Feminina (DF) da comunidade.

Com isso, a estrutura de lideranças ficou reduzida. Assim que foi identificada pelos níveis acima, estes imediatamente partiram para dar apoio direto. Chega também um reforço jovem, Mariana Bineza Maia. Ela, que conhece o budismo há seis anos, comenta ter sido transferida de localidade no fim de 2022, período que coincidiu com dramas de virada em sua vida. “Abracei o novo desafio de colaborar com o crescimento das comunidades como uma grande oportunidade de vencer meus próprios desafios pessoais”, relata a jovem, que, ao chegar à localidade, se comprometeu, junto de seus pares no distrito, a unir forças com os líderes de bloco e de comunidade para que todos fortalecessem a vida por meio do estudo do budismo e do diálogo de vida a vida. Uma frase das escrituras de Nichiren Daishonin tem inspirado o movimento em curso:

Empenhe-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem prática e estudo não pode haver budismo. Deve não só perseverar como também ensinar aos outros. Tanto a prática como o estudo surgem da fé. Empregue o máximo de sua capacidade ao ensinar os outros, mesmo que seja uma única sentença ou frase”.1

“Os estudos promovidos pela Comunidade Praia da Bica são muito ricos. Sempre buscam integrar os membros, trazer os que por algum motivo estão mais distantes, criar um diálogo valoroso e colocar o budismo como parte do nosso dia a dia.” Esse é o sentimento que permeia as programações locais, que a cada dia se tornam mais intensas.

Fortaleza de valores

Outra iniciativa que vem sendo conduzida pelos líderes da Praia da Bica refere-se aos dias de melhor acesso para membros e convidados. Prevalecem ainda atividades no formato híbrido, atendendo os que não podem participar de forma presencial. Boa parte é composta por jovens, que prefere reuniões nos dias de semana, envolvendo-se diretamente nas programações. Os resultados são sentidos também no desenvolvimento pessoal deles. Assim reforça a jovem Mariana: “Quando comecei minha prática eu era extremamente tímida, hoje consigo me expressar muito melhor e explanar matérias para grandes públicos sem medo. Por isso, digo sempre que a Soka Gakkai não só cria valores para as atividades da organização, mas desenvolve grandes valores para a sociedade”.

As visitas também seguem esse olhar de identificar como e quando chegar à vida dos membros. “Por persistirmos, e não deixarmos de levar incentivos, estamos conseguindo trazer de volta pessoas tão queridas”, ressalta Solange, responsável pela DF da comunidade, entusiasmada com o recente retorno de uma família que há três anos não participava. “Sensei sempre nos encoraja a não desistir de ninguém, não é mesmo? Como é gratificante ver o aspecto de felicidade nas visitas.”

Reprodução/Foto-RN176 Aspecto dos participantes da Comunidade Praia da Bica nas reuniões de palestra, nos encontros de estudo e também na movimentação de visitas para famílias e, em especial neste mês, integrando forças na Divisão Sênior – Foto: Colaboração local

Atuar com união

Uma característica bastante reforçada pelos participantes da comunidade corresponde ao apoio que recebem dos níveis acima. Neste mês de agosto, o movimento envolvendo a Divisão Sênior (DS) incluiu visitas e também maior aproximação com os integrantes advindos da Divisão Masculina de Jovens (DMJ). Houve formatura e integração, tudo conduzido com muita alegria e apreço. “Estamos unindo forças e criando um ambiente para que todos se sintam abraçados. Não há caminho mais nobre que a sincera amizade e é isso que encontramos na Soka Gakkai. Esse é o ambiente criado por Ikeda sensei. Onde mais temos uma oportunidade como essa?”, pondera o responsável pelo distrito, José Carlos Andradas.

Os resultados vêm aos poucos, com a expectativa das lideranças de fechar o “Ano dos Jovens e do Triunfo” com total sucesso. Sedimentam essa convicção na crença de que “Quando se empenha nestes três fundamentos — fé, prática e estudo —, a vida é conduzida ao estado de buda. Estamos no caminho certo. Vamos vencer!”.

Nota:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 405, 2020.

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO