ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/11/2022 14:33 IDICAÇÃO DE LIVRO DA REDAÇÃO
A aguardada obra Escolha a Vida chega em dezembro aos assinantes do CILE
Reprodução/Foto-RN176 Livro que fala da ‘Escola da vida’, de autoria Arnold J. Toynbee historiador britânico e Dr. Daisaku Ikeda. O Dr. Daisaku Ikeda; Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Foto: Seikyo Press
Um do Ocidente, outro do Oriente. Dois representantes da sabedoria humana se encontram num rico diálogo, sem fronteiras. Arnold J. Toynbee e Daisaku Ikeda se propuseram a romper as barreiras do idioma e de culturas tão diversas por um propósito único: deixar a gema de suas crenças humanísticas como farol para iluminar a paz no mundo.
O poder do diálogo como força unificadora de todas as relações humanas permeia as 472 páginas da obra Escolha a Vida, que será entregue em primeira mão para os assinantes do Clube de Incentivo à Leitura (CILE) da Editora Brasil Seikyo (EBS) agora em dezembro.
Este ano completam-se cinco décadas do primeiro encontro dos autores, ocasião em que iniciaram o diálogo e troca de correspondências que deram origem a esta obra. Ikeda, à época com 44 anos, encontrou-se com o Dr. Toynbee, a pedido do historiador, então com 83 anos, em maio de 1972. Entre essa data e maio do ano seguinte, no total, foram dez sessões e quarenta horas de conversas conduzidas por eles. Seguiu-se troca de correspondências até a edição final em forma de livro, intitulado Choose Life: A Dialogue (Escolha a Vida, em português), lançado em 1975.
Traduzido para 31 idiomas, é usado até hoje como recurso de aprendizagem no mundo educacional, o que confere à obra a visão contemporânea de dois homens à frente do seu tempo cujas reflexões e pensamentos oferecem projeções que bem retratam o período vivenciado nos tempos atuais. Um livro que instiga a consciência de temas para os quais a humanidade ainda busca respostas.
São contemplados em Escolha a Vida cerca de oitenta assuntos, que vão desde conflitos e guerras, passando pela abordagem dos recursos naturais e questões mais filosóficas. Do alto de uma consciência de cidadania global que os une, os autores lançam luz à esperança de que, a partir do ser humano, possam ser criadas as condições para uma cultura de paz.
Como cidadão comum, Ikeda fez do diálogo sua fonte de atuação. Segue ainda hoje, próximo de completar 95 anos, com a confiança de sua missão, tão bem entendida por Toynbee. O presidente Ikeda lembra-se do último encontro, em 1973: “[Toynbee] Incentivou-me a continuar trocando ideias com grandes pensadores do mundo”.1
Em janeiro de 1975, foi fundada a Soka Gakkai Internacional (SGI), liderada por Ikeda sensei e com representação atualmente em 192 países e territórios. Daí em diante, o presidente da SGI se engajou em criar pontes de amizade e paz com líderes mundiais, intelectuais e incontáveis pessoas comuns pelos anos seguintes, construindo uma rede de solidariedade que se expande pelo globo. Uma demonstração efetiva de que a amizade e a confiança entre ambos ultrapassam os limites do tempo. Eternizam-se.
Depois de ver publicado seu diálogo com Daisaku Ikeda, o historiador britânico Arnold J. Toynbee faleceu no outono daquele mesmo ano. Estava com 86 anos.
O lançamento da obra pela EBS, neste ano tão marcante, traduz-se de um tributo ao diálogo pela paz. Homenagem aos dois amigos, que devotaram esforços para iluminar a mente e o coração de jovens e adultos, eruditos ou pessoas comuns, mas que comungam do mesmo ideal: um mundo de coexistência harmoniosa, tendo o diálogo como meio de aproximação, respeitosa e sincera, livre de julgamentos e preconceitos. A vida é feita de escolhas. Escolha a vida.
“A iluminação individual é o meio indispensável de reforma social porque, no mundo fenomenal em que nós, seres humanos, vivemos e agimos, os agentes são os indivíduos. A maneira concreta de atingir esse objetivo é se conduzir pela compaixão, um dos desejos inatos do ser individual. A compaixão é o desejo que move o ser individual para ampliar o escopo de sua preocupação consigo mesmo e abraçar a totalidade do ser universal” Arnold J. Toynbee (p. 431)
“A batalha contra o destino exige um esforço incessante. Embora em determinado momento possamos estar conscientes de elevados motivos espirituais que preenchem todo o nosso ser, isso não significa que no momento seguinte não possamos demonstrar a ambição mais sombria e egoísta. Incontáveis oportunidades de ceder a desejos mesquinhos e à ganância são circunstâncias inevitáveis da existência. Como consequência, é de importância fundamental que nos recusemos a perder as batalhas contra tais desejos e nos esforcemos sempre para vencer as piores fraquezas de nosso ser e viver à altura do mais digno e de bom que há em nós. Para os seres humanos, o único e verdadeiro progresso espiritual é o empenho incessante para construir um estado vital mais elevado. Ainda assim, mesmo nesse campo, o perigo da satisfação com o progresso por si só está à espreita para nos limitar e anular qualquer progresso real que tenhamos feito” Daisaku Ikeda (p. 446)
Você já conhece o CILE?
O Clube de Incentivo à Leitura (CILE), da Editora Brasil Seikyo, brinda os leitores todos os meses com lançamentos de obras do Dr. Daisaku Ikeda e de vários autores que compartilham da filosofia do humanismo Soka. No mês de dezembro, os assinantes do plano Diamante do CILE recebem com exclusividade o livro Escolha a Vida. Garanta o seu! Assine até 30/11/22 e receba o kit em sua casa! Confira no portal: www.cile.com.br
Foto: BS