A poderosa força da união

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 20/04/2023 16:15                                                                    NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS           

Em Mossoró, município do Rio Grande do Norte, o momento é de unir e de expandir os diálogos de vida a vida no distrito de mesmo nome da cidade.

 

Reprodução/Foto-RN176 Integrantes do Distrito Mossoró

Há um orgulho reinante entre os integrantes do Distrito Mossoró, organização de base da BSGI, situado no nordeste brasileiro: manter-se na vanguarda das atividades Soka. Assim que um objetivo é lançado, todos se unem para o pleno êxito dele. “Fomos os primeiros em toda a Região Estadual (RE) a atingir o objetivo dos ‘Blocos Monarcas’ e nosso sentimento é de que sejamos daqui para a frente também uma inspiração para toda a Soka Gakkai.” A manifestação vem da jovem Jordana Milleny Dantas da Silva, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ). “Temos 2030 como meta, junto com o Mestre, quando será celebrado o centenário da Soka Gakkai.”

A disposição das lideranças locais segue esse firme norte, agora ainda mais fortalecido. No primeiro trimestre do ano, envolveram-se na criação de ambientes de incentivo, respeitando a realidade de cada membro. Dos diálogos de vida a vida, companheiros que estavam sendo aguardados nos encontros marcaram presença, ao lado de convidados que decidiram se integrar oficialmente à organização. Em especial, a injeção de ânimo veio do movimento de visitas realizado em fevereiro, pelo qual algumas cidades do interior do Rio Grande do Norte foram contempladas (veja quadro nesta página).

Reprodução/Foto-RN176 Responsável pelo Distrito Mossoró

“É ir ao encontro de cada membro, onde ele estiver”, enfatiza o responsável pelo Distrito Mossoró, Francivaldo Santos da Silva. Com as edições de livros e os periódicos da Editora Brasil Seikyo (EBS) em mãos, ele faz esse caminho junto com os líderes de bloco. “Foi muito importante esse encorajamento que recebemos dos líderes da Subcoordenadoria. E, seguindo o direcionamento, vamos ao encontro de todos os companheiros estreitar a amizade e promover diálogos de vida a vida, levando esperança e coragem.”

O Distrito Mossoró reúne 65 famílias, distribuídas em duas comunidades e quatro blocos. Alguns destes são mais distantes, portanto, o formato híbrido das reuniões vem atendendo às expectativas. Inovação também é sentida nas programações que objetivam ampliar a rede de amizade na sociedade. Os líderes organizam encontros ao ar livre, sempre com base em fazer dessa atividade um ponto primordial na vida de todos. O último movimento realizado nesse formato teve como tema o “Comportamento como Ser Humano”. A responsável pela Divisão Feminina (DF) do distrito, Maria do Socorro Dantas, pontua: “Foi maravilhoso, pois sempre há um encorajamento de Ikeda sensei que toca o coração. Sinto que é no diálogo que ampliamos essa consciência”, arremata a líder.

Reprodução/Foto-RN176 Líderes e membros do Distrito de Mossoró

Há pleno consenso de que o budismo é a própria vida diária. Por isso, cada membro da localidade é incentivado a se empenhar na prática da fé, em meio aos desafios individuais e coletivos. Mossoró, que fica entre as capitais Natal e Fortaleza (CE), distante 278 e 245 quilôme­tros, respectivamente, sente os reflexos da forte onda de violência que atingiu os grandes centros do estado do Rio Grande do Norte, em março. “Isso nos faz sentir a importância cada vez maior de expandir o humanismo Soka, a partir de cada encontro, de cada pessoa que conseguimos conectar com o budismo”, fortalece Francivaldo, em nome dos líderes do distrito.

Para atingir os objetivos traçados, e abraçados por todos, houve a nomeação de novos líderes de bloco. O intercâmbio de ideias e as programações sendo preparadas ainda com maior disposição. “Sem deixar ninguém para trás. Estamos firmes nessa convicção e ação”, assinalam as lideranças, em perfeita união.

O abraço tão aguardado!

Um fim de semana recheado de encorajamento, alegria e abraços. Assim aconteceu do dia 24 a 26 de fevereiro, quando as organizações de base de algumas cidades do interior, integrantes da RM Rio Grande do Norte, foram envolvidas num dinâmico movimento de diálogos e de encontros de incentivos.

O roteiro contemplou as cidades de Mossoró, Jucurutu, Caicó e São Fernando, contando com as visitas dos líderes da Sub. Nordeste 2, Antônio Oliveira Jr., vice-responsável; e Célia Otsubo, responsável pela Divisão Feminina (DF).

Reprodução/Foto-RN176 Líderes e membros do Distrito Mossoró

Em cada uma das cidades repetiu-se o sentimento de gratidão e de alegria pelo reencontro, pelas palavras calorosas e pelas determinações renovadas de líderes e membros. O resultado das visitas empreendidas se deu com as participações nas reuniões de palestra realizadas, nas programações para convidados e nos diálogos entre as lideranças. Um ambiente repleto de calor humano.

A movimentação foi finalizada no domingo, dia 26, num encontro para líderes de bloco e acima da RM Rio Grande do Norte. Juntos, selaram o compromisso pela vitória da localidade na retomada das atividades presenciais; unindo o coração de todos, pessoa a pessoa.

Fotos: Colaboração local