A chave para abrir a porta do potencial está na coragem

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 10/03/2018 15:10  

Presidente Ikeda enaltece a determinação e a ardente chama da coragem como fontes do desenvolvimento humano

Hoje, 3 de marco, comemora-se tradicionalmente no Japão o Dia das Meninas. Nessa ocasião festiva, as casas são decoradas com lindas bonecas de princesas, simbolizando o dia em que todos oram pelo crescimento sadio e pela felicidade de todas meninas.

Imagem relacionada

Por sinal, um sábio japonês expressou: “Uma filha abre a porta de uma nova família”. Essa frase define perfeitamente o poder da mulher em abrir as portas da felicidade, da esperança e da paz, seja na família, seja na sociedade e, por que não dizer no mundo, fazendo com que todos prosperem.

Neste momento, surge em meu coração, a figura de uma grande mulher que abriu amplamente as portas da educação humanística em seu pais, a República Federativa do Brasil.

Ainda muito jovem, aos 14 anos, ela lecionou francês e, desde então, dedicou toda a sua vida à formação de inumeráveis brilhantes “valores humanos”. Mesmo após o seu falecimento, essa professora foi sempre alvo de respeito, carinho e admiração de seus ex-alunos e colegas educadores que, cheios de gratidão e paixão, deram a uma escola-modelo o seu nome, homenageando-a de forma extraordinária.

A pessoa a quem me refiro não poderia ser outra senão a professora Stella Matutina, respeitando como o ponto primordial da egrégia FIJ – Faculdades Integradas de Jacarepaguá!

E como é sabido, quem herdou o ideal desta nobre educadora abrindo com brilhantismo ainda maior as portas da educação foi justamente sua família, representada hoje pelas ilustres irmãs: a presidente Maria da Glória e a vice-presidente Margarida Maria Schiavo Mafra Trindadei!

É com elevada honra que hoje recebo o título de professor honorário das Faculdades Integradas de Jacarepaguá, sublime palácio da educação humanística que se ergue na bela capital da cultura brasileira, a cidade do Rio de Janeiro, tão querida por mim e pelas pessoas do mundo inteiro.

Aceito com profundo respeito esse título ao lado dos meus prezados amigos da Associação Brasil SGI, com os quais estou ligado por uma relação impar e imutável.

Em especial, é motivo de máxima alegria poder oferecer esta homenagem às mulheres da família Soka brasileira, que por todos os cantos desta imensa nação vieram abrindo as portas da felicidade chamada “revolução humana”, sem jamais serem derrotadas pelas adversidades que surgiam em seu caminho.

Respeitáveis autoridades universitárias, meu muitíssimo obrigado!

Nesta ocasião singular, tendo como base a tradição e a história gloriosas da universidade dos senhores que possui o lema “Criar valores e desenvolver talentos”, gostaria de reconfirmar meu pensamento com relação ao caminho a trilhar a fim de que possamos criar mutuamente valores de riqueza espiritual.

Esse caminho é o caminho da coragem. A coragem de jamais deixar de acreditar no potencial do ser humano!

As Faculdades Integradas de Jacarepaguá têm origem na escola dedicada a alunos órfãos instituída pelos professores Stella Matutina Schiavo e Jesus Mafra Trindade. Esse projeto se ampliou sem sucumbi aos duros tempos da ditadura militar, chegado a edificar o grandioso desenvolvimento visto nos dias atuais.

Seja como for, ao refletir sobre a trajetória desses dois professores fundadores, que não pouparam sua vida dedicando esforços abnegados unicamente para proteger o caminho da educação, sinto um profundo e imensurável amor. E esse amor só fortalece minha crença no potencial ilimitado da vida de cada jovem.

Falecido há quase cinquenta anos, o acadêmico Manuel Bandeira, grande poeta que tanto amava o Rio de Janeiro, nos deixou a frase: “ Avida é um milagre. Cada flor, com sua forma, sua cor, seu aroma, cada flor é um milagre”.

Todo e qualquer ser humano possui uma missão na vida que, como diz nosso grande poeta, é um verdadeiro milagre, uma flore da cerejeira, da ameixeira, do damasqueiro e do pessegueiro possuem cada qual o potencial de fazer reluzir sua individualidade e ampliar os jardins da paz, os seres humanos são capazes de evidenciar a força para mudar não só o rumo da própria vida, mas também o da sociedade e de toda uma época.

Então perguntamos: onde está a chave para abrir a porta desse potencial?

A resposta é única está na coragem!

A coragem de confiar, de acreditar piamente, até o fim, no potencial da pessoa que está diante de nós.

Ao mesmo tempo, está na coragem inabalável de cada criança, de cada jovem em acreditar, haja o que houver, na sua capacidade inerente!

Soube que a professora Margarida Schiavo Mafra Trindade sempre incentiva os estudantes a cuidarem bem da saúde, a terem foco, integridade e determinação na vida. Não seria exatamente essa forte determinação somada à ardente chama da coragem a fonte da “criação de valores”?

Outro caminho trilhado pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá é o caminho do desafio continuo voltado para o serviço à sociedade.

Os longos anos de trabalhos pioneiro com o ensino a distância, atingindo todos os cantos do vasto território brasileiro, são prova disso. A fim de sanar a falta de enfermeiros nos países vizinhos e por que não dizer em outros continentes, a instituição iniciou há alguns anos o curso de enfermagem, merecedor de elevado conceito do MEC

Não posso deixar de sentir uma profunda relação com a instituição Jacarepaguense, pois na nossa Universidade Soka também iniciamos, em 2013, o curso de enfermagem, e sua primeira turma de formandos começa a exercer seus serviços em prol da sociedade.

Assim, a instituição tem o corajoso e tenaz desafio de sempre buscar criar um ambiente acadêmico agradável e saudável, conduzindo os estudantes a crescerem como notáveis “valores humanos” aptos a atuarem nos diversos campos da sociedade.

Que tal louvamos com uma salva de palmas esta história de obra educacional tão sublime?

Na juventude, meu mestre da vida Sr. Josei Toda, pensou seriamente em emigrar para o Brasil. Meu mestre ensinou-me com frequência.

Reprodução/Foto-RN176 Foto do segundo presidente da Soka Gakkai Internacional Josei Toda na adolescência

“A coragem converte-se em benevolência. Enquanto possuir coragem, o manancial da sabedoria jamais se esgotará, incentive os jovens com a força da coragem e, estendendo estes laços corajosos, mude a sociedade, transforme o mundo!”

A partir de hoje, como um membro desta insigne instituição, elevarei ainda mais as chamas da coragem em meu âmago decidido a dedicar minhas forças ao lado dos meus amados amigos brasileiros. Juntos vamos criar os novos valores comuns à humanidade e edificar uma nova era de próspera convivência da civilização global.

Para ratificar este meu juramento, gostaria de valer-me das palavras de Machado de Assis, grande literato, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

“As tempestades só aterram os fracos; os fortes se-enrijam contra elas e fitam o trvão”.

Finalizo meu discurso oferecendo sinceras orações pela glória cada vez mais brilhantes das Faculdades Integradas de Jacarepaguá, bem como pela paz e prosperidades cada vez maiores do Brasil, eterna terra natal do meu coração.

Muito obrigado!                                                                                                                                                                Daisaku Ikeda                                                                                                                                                                     Presidente da Soka Gakkai Internacional