‘Escândalo da tapioca’: fabricação de um caso contra a esquerda brasileira
ROTANEWS176 25/09/2026 13:25
Por Raissa Neves
O Brasil é conhecido por ser um país de contrastes profundos. Um dos mais reveladores é a forma como a leniência ou o punitivismo se alternam segundo a cor de pele, a origem social e a posição ideológica dos que sofrem o escrutínio da opinião publicada. Figuras como Jorge Paulo Lemann e Joseph Safra costumam passar incólumes por escândalos envolvendo rombos da ordem de dezenas de bilhões de reais, sem sofrer quaisquer danos às suas reputações. Mas se você for um homem negro, nordestino e de esquerda, uma simples tapioca de R$ 8,30 pode levá-lo à ruína.
Em 2008, Orlando Silva, ministro do Esporte dos governos petistas, se tornou alvo de uma destrutiva ofensiva da grande imprensa após ser acusado de comprar uma tapioca em seu cartão corporativo. O caso ganhou ares de crise política, rendendo capas de revista, semanas de discussões acaloradas no Congresso, investigações policiais e até mesmo a instalação de uma CPI.
Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Orlando Silva é baiano, mas fez carreira política em São Paulo, onde foi eleito vereador e deputado federal. Ele foi o primeiro negro a assumir a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) e organizou a luta estudantil contra as privatizações e o desmonte das universidades públicas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
Em 2006, Orlando aceitou o convite de Lula para assumir o Ministério do Esporte. Durante sua gestão, o comunista realizou mais de 6.000 obras de infraestrutura esportiva e coordenou a realização dos Jogos Pan-Americanos e dos Parapan-Americanos de 2007. Foi responsável por instituir o Bolsa Atleta, então o maior programa de apoio direto a atletas de alto rendimento do mundo. Também criou programas sociais como “Segundo Tempo” e “Esporte e Lazer das Cidades” e implementou a Lei de Incentivo ao Esporte, atendendo a uma reivindicação de 40 anos do setor.
Orlando Silva jamais havia enfrentado acusações formais ou escândalos de corrupção em sua vida pública. Entre 2007 e 2008, no entanto, em uma ofensiva para desgastar o governo Lula e fortalecer a oposição, os grandes veículos de imprensa começaram a cruzar os extratos dos cartões com as agendas oficiais dos ministros, em busca de gastos irregulares que pudessem fomentar um novo escândalo.
A primeira vítima da ofensiva foi a ministra-chefe da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. Após ser acusada de gastar irregularmente R$ 461 em um duty-free shop, a ministra ressarciu os cofres públicos. O ato não bastou para arrefecer os ataques da imprensa, que ocupavam diariamente o noticiário. Sob intensa pressão, Matilde acabou por pedir demissão.
Em janeiro de 2008, foi a vez de Orlando entrar para a berlinda. A imprensa descobriu que o ministro havia utilizado o cartão para pagar R$ 8,30 na compra de uma tapioca em um estabelecimento de Brasília. O gasto foi considerado irregular, pois os cartões corporativos só podem ser utilizados para bancar despesas em viagens a trabalho fora da capital federal.
O ministro atribuiu o gasto a um equívoco na hora de tirar o cartão da carteira e já havia até mesmo ressarcido o valor antes informação ser apurada pela imprensa. De nada adiantou. Orlando foi alvo de diversas reportagens em tom alarmista no Jornal Nacional, que chamou o caso de “escândalo da farra dos cartões corporativos”.
Comentaristas de jornais, revistas e telejornais insistiram no “escândalo” ao longo de vários meses e realizaram uma devassa nos gastos do ministro na esperança de encontrar qualquer outra irregularidade — um esforço em vão. A histeria foi tanta que, mesmo sem indícios de irregularidades, Orlando Silva decidiu arcar com a despesa integral do cartão corporativo, pagando R$ 31 mil do seu bolso.
A devolução não aplacou os adversários. O presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, informou que entraria com queixa-crime contra o ministro por peculato. Montou-se até mesmo uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o “escândalo”. O relatório final da CPI isentou o ministro de culpa. O Ministério Público sequer abriu investigação, por falta de materialidade da denúncia.
Ainda assim, Orlando seguiria como alvo de uma campanha para incriminá-lo. A bala de prata veio em 2011, já sob o governo de Dilma Rousseff, quando a revista Veja citou o ministro como beneficiário de um suposto esquema de desvio de recursos do Programa Segundo Tempo, que financiava projetos de ONGs para estimular a prática de esportes entre jovens. A acusação fora embasada pela denúncia de um ex-policial militar chamado João Dias Ferreira, que afirmou ter entregado dinheiro do esquema a Orlando no estacionamento do ministério.

Reprodução/Foto-RN176 Orlando Silva em 2008. Agência Brasil, via Wikimedia Commons
Orlando rebateu as acusações de João Dias e tomou a iniciativa de solicitar a abertura de três investigações junto ao Ministério Público, à Polícia Federal e à Comissão de Ética do Serviço Público. O ministro explicou que a acusação era uma retaliação pelo fato de o Ministério do Esporte ter cobrado a devolução de recursos públicos desviados pela ONG de João Dias.
Em outubro de 2011, diante dos ataques cada vez mais incisivos da mídia, Orlando decidiu pedir demissão da pasta para preservar o governo. Meses depois, em junho de 2012, a Comissão de Ética da Presidência arquivou a denúncia contra o ministro por absoluta falta de provas. O inquérito criminal também foi arquivado. O próprio João Dias acabou reconhecendo que não tinha quaisquer provas contra o ministro. Em 2023, o ex-policial foi condenado por calúnia.
A indignação da imprensa com a suposta “farra dos cartões corporativos” continuou após a queda de Orlando Silva, sempre servindo de base para apontar a existência de um “completo descontrole dos gastos” no governo petista. Quando Michel Temer assumiu a presidência após o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, a revista IstoÉ saudou o novo governo em uma matéria intitulada “A Farra Acabou”, apostando que ele “disciplinaria o uso dos cartões corporativos”. Ocorreu exatamente o oposto. Os gastos dispararam no governo Bolsonaro, dobrando em relação ao seu antecessor.
Em 2019, Bolsonaro gastou em média R$ 41 mil por dia no cartão corporativo, totalizando R$ 14 milhões em um único ano. Diante dos questionamentos, o presidente utilizou-se de um decreto de segurança nacional de 1967, instituído na ditadura militar, para impor sigilo sobre os gastos com cartões. Conforme revelado pela Agência Pública, o governo Bolsonaro manteve R$ 79,5 milhões de gastos no cartão corporativo em sigilo. O montante seria suficiente para comprar 9,5 milhões de tapiocas como as que serviram de justificativa para que a imprensa pedisse a cabeça de Orlando Silva. Dessa vez, no enanto, a julgar pelo fato de que a grande mídia ignorou completamente o assunto, os gastos pareceram bem mais aceitáveis.
FONTE: OPERA MUNDI E RN176



Publicar comentário