10 maiores animais da Amazônia

ROTANEWS176 07/04/2024 12:40                                                                                                                              Por Matheus Vinicius Ribeiro

Conheça os maiores animais da gigantesca e misteriosa Amazônia, tire todas as suas dúvidas sobre as maiores espécies da Amazônia!

 

A Amazônia é repleta de criaturas incríveis e os maiores animais de lá podem variar muito de tamanho e peso, alguns são aquáticos, outros terrestres e existem até mesmo animais aéreos na lista de gigantes.

A Floresta Amazônica encanta o mundo todo por seu tamanho e por sua variedade incrível de plantas e animais, possuindo espécies únicas. Todos apaixonados por biologia e pelo reino animal sonham em conhecer a Amazônia e seus animais, desde os pequenos até os maiores.

Confira abaixo os 10 maiores animais da Amazônia:

  1. Sucuri

Reprodução/Foto-RN176 Sucuri / Imagem de Divulgação

Sobre o animal: A maior cobra da Amazônia, a sucuri (Eunectes murinus) “Sua expectativa de vida é de cerca de 15 anos, podendo ser encontradas em pântanos, rios e lagoas e sua alimentação é baseada em mamíferos, aves e répteis de pequeno e médio porte.

  • Comprimento: até 8 metros (média de tamanho é de 3 a 4 metros de comprimento).
  • Peso: **
  1. Jacaré-açu

Reprodução/Foto-RN176 Jacaré-açu / Imagem de Divulgação

Sobre o animal: “A espécie habita rios e lagos da bacia amazônica e digamos que é o “primo”distante do crocodilo, pertencente à família alligatoridae. É o maior predador aquático da América Latina e seus olhos e narinas são grandes e os permite ficar submersos”.

  • Comprimento: 6 metros no máximo (fêmeas chegam até 3 metros).
  • Peso: 300 KG.
  1. Pirarucu

Reprodução/Foto-RN176 Pirarucu / Imagem de Divulgação

Sobre o animal: “A espécie vive em lagos e rios afluentes, em águas claras, com temperaturas que variam de 24º a 37 °C. Esse peixe consegue nadar em uma profundidade máxima de 6 metros e precisa subir à superfície a cada 15 minutos para respirar”.

  • Comprimento: 2,9 metros (máximo).
  • Peso: 200 KG.
  1. Peixe-boi

Reprodução/Foto-RN176 Peixe-boi / Imagem de Divulgação

Sobre o animal: “O peixe-boi (Trichechus inunguis) é um mamífero aquático que vive nos rios de água doce. Das 4 espécies de peixe-boi que existem no mundo, o Trichechus inunguis é o menor entre eles”,

  • Comprimento: 2,8 metros.
  • Peso: 450 KG.
  1. Anta

Reprodução/Foto-RN176 Anta / Imagem de Divulgação

Sobre o animal: “A anta brasileira (Tapirus terrestres) ou para os íntimos, apenas anta é considerado o maior mamífero terrestre brasileiro. É um animal de grande porte”.

  • Comprimento: 1,7m a 2 metros.
  • Peso: até 300 KG.
  1. Onça-pintada

Reprodução/Foto-RN176 Onça-pintada / Imagem de Divulgação

Sobre o animal: “O maior felino das Américas, a onça-pintada (Panthera onca) é o terceiro maior felino do mundo. O mamífero da ordem Carnívora e da família Felidae, alimenta-se de animais silvestres, como catetos, veados e tatus”.

  • Comprimento: até 1,8 metros.
  • Peso: até 135 KG.
  1. Capivara

Reprodução/Foto-RN176 Capivara / Imagem de Divulgação

Sobre o animal: “A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é o maior roedor do mundo. São animais calmos e mansos, que vivem em grupos que variam de 2 a 30 animais, apresentando sempre um macho dominante. Vivem em locais próximos ao ambiente aquático, pois precisam da água para várias de suas atividades, como esconder de predadores e reproduzir-se”.

  • Comprimento: 1,3 m de comprimento (60 centímetros de altura).
  • Peso: em média 20kg a 80 kg.
  1. Macaco-barrigudo

Reprodução/Foto-RN176 Macaco-barrigudo / Imagem de Divulgação

Sobre o animal: “Um dos maiores primatas da Amazônia, o macaco-barrigudo (Lagothrix cana) habitam principalmente a floresta amazônica em terra firme. Sua dieta é composta principalmente de frutos e sementes, folhas e invertebrados”.

  • Comprimento: até 1,2 metros.
  • Peso: **
  1. Gavião-real

Reprodução/Foto-RN176 Gavião-real / Imagem de Divulgação

Sobre o animal: “A maior ave de rapina do mundo, o gavião-real (Harpia harpyja) é considerada uma das mais interessantes aves, pois vive de forma solitária. Ele vive em montanhas, margens de rios e lagos. Seus hábitos são diurnos e o comportamento sedentário”.

  • Comprimento: até 1,15 m (2,5 m de envergadura).
  • Peso: 4,5 a 10 KG.
  1. Cachorro-do-mato-de-orelha-curta

Reprodução/Foto-RN176 Cachorro-do-mato-de-orelha-curta / Imagem de Divulgação

Sobre o animal: “Esses canídeos possuem orelhas curtas e cabeça alongada. O pelo possui coloração geralmente cinza-escuro, com a barriga vermelho claro e cauda levemente mais escura, entretanto vários padrões de coloração já foram observados. É o canídeo silvestre brasileiro menos conhecido e é raramente visualizado em seu ambiente natural”.

FONTE: MEU VALOR