Zoológico e comunidade indígena salvam maior ave da América do Norte da extinção

ROTANEWS176 01/10/2023 05h33

Espécie está sendo reintroduzida com sucesso graças a um programa de recuperação internacional.

 

Reprodução/Foto-RN176 Condor já foi considerado extinto Foto: Divulgação/San Diego Zoo

O Zoológico de Los Angeles e uma comunidade indígena estão trabalhando juntos para salvar o condor-da-califórnia, a maior ave da América do Norte, da extinção. O condor, que chegou a ser extinto na natureza em 1987, agora está sendo reintroduzido com sucesso graças a um programa de recuperação internacional.

A ave foi considerada extinta na década de 80, mas 22 espécimes que viviam livres foram capturados e mantidos em cativeiro. Na época, a decisão gerou polêmica, mas foi graças a essa atitude que, hoje, o condor pôde ser reintroduzido na natureza.

Segundo informações da CBS News, o programa começou em 1979 e envolve uma variedade de entidades públicas e privadas, incluindo zoológicos, refúgios selvagens e parques em cinco estados dos EUA, além de uma comunidade indígena no norte da Califórnia e uma equipe isolada nas montanhas do México. A ação começou pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (USFWS, na sigla em inglês), agência federal que investe por ano mais de US$ 1 milhão (R$ 4,8 milhões).

Este esforço conjunto resultou em um aumento na população de condores-da-califórnia, com mais de 500 aves atualmente, incluindo cerca de 300 que voam livremente em várias regiões como Baja Califórnia (México), Arizona e Utah. Mesmo assim, o animal permanece na lista de ameaçados de extinção.

“Esse é um pássaro nativo da Califórnia. Ele pertence ao nosso quintal”, disse Mike Clark, cuidador dos condores no Zoológico de Los Angeles à CBS News.

O programa inclui a criação de filhotes em cativeiro, seguida de sua soltura na natureza quando atingem a idade apropriada. Recentemente, o programa alcançou um marco com 20 ovos de condor postos em 2023.

No entanto, um surto de gripe aviária em 2023 ameaçou a população recém-aumentada, resultando na morte de várias aves. Felizmente, uma vacina foi desenvolvida e administrada com sucesso a muitos condores, oferecendo esperança para a proteção contra essa ameaça.

Apesar dos progressos, o condor-da-califórnia ainda enfrenta desafios, como a exposição ao chumbo por meio da ingestão de carcaças de animais abatidos com munição de chumbo. A proibição da venda de balas de chumbo na Califórnia em 2019 foi um passo importante, mas a mudança cultural entre caçadores ainda é necessária para garantir a autossuficiência da espécie no longo prazo.

Observar essas aves gigantes na natureza é um acontecimento raro e memorável, e uma organização não governamental (ONG) conhecida como “Amigos dos Condores da Califórnia” está empenhada nesse empreendimento.

Durante o verão, eles montam uma estrutura no ponto mais alto das montanhas do Refúgio Nacional da Vida Selvagem Bitter Creek, localizado a 170 quilômetros de Los Angeles. Com binóculos e telescópios, às vezes eles passam o dia inteiro sem avistar as aves, mas em outras ocasiões, são presenteados com um espetáculo da natureza.

FONTE: TERRA