Tomar vinagre de maçã pode ajudar a emagrecer, conclui estudo

ROTANEWS176 16/03/2024 15h39

Pesquisa feita com 120 jovens comprovou a eficácia do produto no emagrecimento e no controle do açúcar e do colesterol.

 

Um estudo publicado na última terça-feira (12) na revista BMJ Nutrition, Prevention & Health comprovou que consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã pode ajudar no processo de emagrecimento.

A pesquisa foi conduzida por acadêmicos da Universidade Espírito Santo de Kaslik, no Líbano; segundo eles, a cidra da maçã tem efeito no controle dos parâmetros metabólicos.

A análise foi feita com 120 jovens com idade média de 17 anos e IMC (índice de massa corporal) entre 27 e 34, taxa que corresponde a sobrepeso e obesidade. Os voluntários foram divididos em quatro grupos.

Reprodução/Foto-RN176 Quer emagrecer? Tomar vinagre de maçã ajuda no processo Foto: Vadym Sirobaba

Cada grupo era formado por 30 pessoas e recebia doses diárias de 5 ml, 10 ml ou 15 ml (o equivalente a uma colher de sopa) de vinagre de maçã misturadas em 250 ml de água ao longo de 12 semanas.

Os voluntários que beberam o vinagre de maçã – e não os que tomaram placebo – perderam, em média, entre 6 e 9 quilos. Quanto maior a dose do ingrediente, melhores os resultados.

O peso médio do grupo que tomou 15 ml de vinagre passou de 77 para 70 kg. No de 10, o peso foi de 79 para 72 kg. No de 5, 79 para 74 kg. Os que tomaram placebo também apresentaram redução de peso, mas em uma proporção bem mais baixa.

Além disso, os exames de sangue também mostraram que os pacientes também tiveram melhora na taxa de açúcar e de colesterol.

“Estes resultados sugerem que o vinagre de maçã pode ter benefícios potenciais na melhoria dos parâmetros metabólicos relacionados à obesidade e distúrbios metabólicos em indivíduos obesos”, disse o principal autor do estudo, Rony Abou-Khalil.

A pesquisa indica que o ingrediente pode ser usado no tratamento da obesidade; especialistas, porém, alertam que é necessário um maior número de participantes – e de duração do experimento – para se chegar a uma conclusão.

 

FONTE: TERRA