15,5 milhões de brasileiros são LGBTQIA+, segundo Datafolha

ROTANEWS176 E POR NÓS 22/09/2022 17h55                                                                                                          Por Isadora Wandermurem

A pesquisa mostra que os jovens somam 18% do total e que 57% dos entrevistados sofrem algum tipo de violência

 

Reprodução/Foto-RN176 Pesquisa do Datafolha aponta um número cinco vezes maior de pessoas LGBTQIA+ do que levantamento do IBGE Foto: Reprodução/iStock

Realizada pelo Datafolha em parceria com a Havaianas e a ONG All Out, a “Pesquisa Orgulho” indica que cerca de 9,3% dos brasileiros são da comunidade LGBTQIA+, o que corresponde a mais de 15,5 milhões de pessoas. Os jovens entre 16 a 24 anos são os que mais se identificam como parte da comunidade e somam 18% da população LGBTQIA+ brasileira.

Dos entrevistados, apenas 37% concordam que têm o respeito da sociedade, enquanto 57% indicaram sofrer algum tipo de discriminação, preconceito e violência. Já 85% das pessoas que não se identificam como LGBTQIA+ disseram respeitar quem faz parte da comunidade, mas ao serem questionadas se eram a favor que pessoas da comunidade tivessem os mesmo direitos que pessoas cisgênero, o percentual de respostas caiu para 78%. E apenas 53% acham comum demonstrações públicas de afeto entre casais homoafetivos.

Sobre o mercado de trabalho, 70% dos entrevistados LGBT sentem que não são avaliados por suas competências profissionais e 40% deles se sentem rejeitados pelo mercado, sendo que muitos tiveram que se adaptar ao mercado informal. Isso explica porque 62% não falam sobre a sua sexualidade/identidade de gênero no trabalho.

Em maio deste ano, o IBGE fez um levantamento e 1,9% da população se autodeclara homossexual ou bissexual, mas a pesquisa realizada pelo Datafolha aponta um número cinco vezes maior.