Humanismo e Cultura – A Vida e o Objetivo do Buda Shakyamini (O Sidarta Gautama)

ROTANEWS176 E POR WIKIPÉDIA E DO FILME PEQUENO BUDA  05/12/2017 21:04

A Vida do Buda Sakyamuni (O Sidarta Gautama)

Além de “Buda” e do nome Siddhārtha Gautama (Pali: Siddhattha Gotama), ele também era conhecido por outros nomes e títulos, como Shakyamuni (“Sábio dos Shakyas”). Gautama Buddha, Sidart Gautama, Siddhãrtha Gautama, Siddhãttha Gotama, ´Sãkyamuni, Shakyamuni e Sakyamuni

 Nasceu Siddhartha Gautama,c. 563 AC ou 480 AC, em Lumbini-Nepal, República Shakya (de acordo com a tradição budista). Morreu c. 483 aC ou 400 aC (com 80 anos) Kushinagar-India, República de Malla (de acordo com a tradição budista)

O Buda nasceu em uma família aristocrática do clã (Grupo de pessoas unidas por parentesco e linhagem e que é definido pela descendência de um ancestral comum) Shakya (eram um clã da Índia da Idade do Ferro (primeiro milênio aC), habitando uma área na Grande Magadha, situada no atual sul do Nepal e norte da Índia, perto do Himalaia), mas acabou renunciando à vida laica, o Senhor Buda saiu de casa aos 29 anos em busca do sentido da vida. De acordo com a tradição budista, após vários anos de mendicância, meditação e ascetismo, ele despertou para entender o mecanismo que mantém as pessoas presas no ciclo de renascimento. O Buda então viajou pela planície do Ganges ensinando e construindo uma comunidade religiosa. O Buda ensinou um meio-termo entre a indulgência sensual e o ascetismo severo encontrado no movimento śramaṇa (Buscador, alguém que executa atos de austeridade autodisciplina) indiano. Ele ensinou um caminho espiritual que incluía treinamento ético e práticas meditativas, como jhana (é o treinamento da mente, comumente traduzido como meditação, para retirar a mente das respostas automáticas às impressões sensoriais, levando a um “estado de perfeita) e atenção plena. O Buda também criticou as práticas dos sacerdotes brâmanes, como o sacrifício de animais.

RN176: VEJA TAMBÉM

 Humanismo e Cultura de Modo Geral

Humanismo e Cultura – A Vida do Buda Nichiren Daishonin e seu Feito para humanidade?

Humanismo e Cultura – “Dia da Paz Mundial!”

Humanismo e Cultura – A Vida e o Objetivo do Buda Shakyamini (O Sidarta Gautama)

Humanismo e Cultura – Relatos de Experiência

Alguns séculos depois de sua morte, ele passou a ser conhecido pelo título de Buda, que significa “O Desperto” ou “O Iluminado”. Os ensinamentos de Gautama foram compilados pela comunidade budista nos Suttas, que contêm seus discursos, e no Vinaya ( Seu assunto principal são as regras monásticas para monges e monjas), seus códigos para a prática monástica. Estes foram transmitidos em dialetos arianos do Indo Médio através de uma tradição oral. Gerações posteriores compuseram textos adicionais, como tratados sistemáticos conhecidos como Abhidharma (são textos budistas antigos (século III aC e mais tarde) que contêm apresentações escolásticas detalhadas de material doutrinário que aparece nos sutras budistas. Refere-se também ao próprio método escolar, bem como ao campo do conhecimento que se diz estudar esse método), biografias do Buda, coleções de histórias sobre as vidas passadas do Buda conhecidas como contos Jataka e discursos adicionais, ou seja, os sutras Mahayana, (são um amplo gênero de escrituras de sutra budistas que são aceitas como canônicas e como buddhavacana (refere-se aos ensinamentos que o Buda deu de sua própria boca, e que foram recolhidos por seus discípulos e registrados nos três pitakas) ensinamentos budistas (“palavra de Buda”) no Budismo Mahāyāna.