Humanismo e Cultura – “Dia da Paz Mundial!”

ROTANEWS176 E POR SGI E BSGI  03/06/2018 15:20

Os Três Eternos Mestres do Kosen-Rufu (Paz Mundial)

Reprodução/Foto-RN176 Da direita para esquerda; Tsunesaburo Makiguchi educador pedagogista criador da teoria pedagógica “Teoria da Criação de Valor” fundador pioneiro e presidente sendo o primeiro Mestre da Soka Gakkai, Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista  e atualmente é o Mestre e Terceiro  Presidente da Soka Gakkai Internacional e Josei Toda educador, pacifista e o segundo presidente e Mestre da Soka Gakkai – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

O presidente Ikeda desembarcou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por volta da 1 hora da madrugada do dia 19 de outubro de 1960. Essa data foi denominada mais tarde como “Dia da BSGI”.

Reprodução/Foto-RN176 No dia 20 de outubro de 1960, o presidente Ikeda anuncia a fundação do primeiro distrito fora do Japão, o Distrito Brasil

Ele havia tomado posse como terceiro presidente da Soka Gakkai cinco meses antes, em 3 de maio, e empreendeu sua primeira viagem para fora do Japão partindo de Tóquio em 2 de outubro — data esta conhecida atual­mente como “Dia da Paz Mundial”.

RN176: VEJA TAMBÉM

 Humanismo e Cultura de Modo Geral

Humanismo e Cultura – A Vida do Buda Nichiren Daishonin e seu Feito para humanidade?

Humanismo e Cultura – “Dia da Paz Mundial!”

Humanismo e Cultura – Relatos de Experiência

Humanismo e Cultura – A Vida e o Objetivo do Buda Shakyamini (O Sidarta Gautama)

Nessa viagem, que durou 24 dias, o presidente Ikeda visitou as cidades norte-americanas de Honolulu, São Francisco, Seattle, Chicago, Nova York, Washington e Los Angeles, além de São Paulo (Brasil) e Toronto (Canadá).

Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda e sua esposa Sra. Kaneko Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder Budista e atualmente é o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional, foto da sua quarta visita do Dr. Daisaku Ikeda ao Brasil, o presidente Ikeda e esposa e também comitiva desembarcam no dia 9 de Fevereiro de 1993 no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim, na sequência ele viaja para Buenos Aires (Argentina), Assunção (Praguai) e Santiago (Chile) retorna para São Paulo e permanece no Centro Cultural Campestre-CCCamp, localizado em Itapevi ele participa da Convenção Sul-Americana da SGI da 16ª Convenção da Soka Gakkai Internacional – SGI e de várias outros eventos – Editora Brasil Seiko – BSGI

A exaustiva viagem e os intensos esforços para desbravar os primeiros passos do Kossen-rufu Mundial debilitaram o corpo do jovem líder que, desde a juventude, sofria com problemas de saúde. Em Nova York, os líderes o aconselharam a cancelar a viagem ao Brasil.

Diante dessa preocupação, o presidente Ikeda disse: “Contudo, eu irei. Existem companheiros que estão me aguardando. Jamais cancelaria a viagem sabendo que eles estão me esperando. O senhor sabe perfeitamente que o maior objetivo desta viagem é a visita ao Brasil. Chegamos até aqui exatamente para isso. Não podemos desistir na metade do caminho. Houve alguma vez em que o presidente Toda recuou em meio a uma luta?! Eu sou discípulo do presidente Toda! Eu vou. Vou sem falta, custe o que custar! Se tiver de tombar, então tombarei em combate! Que desventura pode haver nisso?!” (NOVA REVOLUÇÃO HUMANA-NRH v. 1, p. 178)