Abílio Diniz era o 31º brasileiro mais rico; veja fortuna deixada

ROTANEWS176 19/02/2024 09:46

Abílio era o líder do segundo maior acionista global do Carrefour.

 

Reprodução/Foto-RN176 Morre  Abilio Diniz – Reprodução

Abilio Diniz, um dos empresários mais destacados do Brasil,  faleceu aos 87 anos em São Paulo neste domingo (18). Ele ocupava a posição de 31º brasileiro mais rico do mundo, com um patrimônio avaliado em US$ 2 bilhões (cerca de R$ 9,9 bilhões), segundo a Forbes.

Como presidente do conselho da Península, Abilio era o líder do segundo maior acionista global do Carrefour, detendo 8,4% de participação e 13,73% do capital votante, ficando atrás apenas da família Moulin.

Durante quase seis décadas, Abilio presidiu e controlou o grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai. Após uma batalha judicial com o sócio francês, o Casino, vendeu sua participação na empresa em 2013, mas permaneceu ativo no varejo de supermercado, tornando-se sócio do Carrefour e ocupando cargos importantes nos conselhos de administração.

Internado no Hospital Albert Einstein há cerca de um mês devido a uma pneumonia, Abilio passou todo esse tempo na UTI. Ele estava de férias em janeiro em Aspen, nos EUA, se recuperando de duas cirurgias no joelho, quando começou a sentir-se mal e retornou ao Brasil.

Fique sabendo como ocorreu o falecimento:

RN176; – Morre Abilio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar, aos 87 anos

Além de sua paixão por esportes, Abilio mantinha uma rotina rigorosa de exercícios diários, dedicando quase duas horas por dia a atividades com peso e corrida na esteira. Ele costumava aconselhar sobre saúde e exercícios, compartilhando suas sugestões com políticos, jornalistas e funcionários.

Grande apoiador do São Paulo, Abilio acompanhava os jogos do time pela TV e costumava dar sugestões a treinadores e dirigentes.

Em 11 de dezembro de 1989, Abilio foi sequestrado em São Paulo, em um episódio que durou seis dias e envolveu sequestradores de vários países sul-americanos, que foram posteriormente presos

FONTE : IG