Americano fez transplante de rosto mais complexo da história

ROTANEWS176 16/11/2015 21:20                                                                                                                              Por JC

O bombeiro voluntário ao tentar salvar uma vida quase que morre sofrendo queimaduras de terceiro grau passou 26 horas em uma mesa cirúrgica

 

1

Reprodução/Foto-RN176 Médico-cubano-americano Eduardo D. Rodriguez mostra imagens do paciente antes do acidente (esq.), depois do acidente (Centro) e depois do transplante de face (dir.) (Foto: Bryan Thomas/Getty Images/AFP)

Uma equipe médica de Nova York, Liderado pelo médico Eduardo D. Rodriguez, com procedimento que envolveu uma equipe de mais de 150 médicos, técnicos e enfermeiros e teve duração de 26 horas realizou o transplante de rosto mais complexo já realizado, e pelo qual passou um bombeiro que precisava de tecidos no rosto, no crânio e em parte do pescoço, informou nesta segunda-feira o Centro Médico NYU Langone.

Eduardo Rodriguez, chefe do departamento de cirurgia plástica, liderou a operação após um ano de preparativos. Antes de chegar ao Centro Médico NYU Langone, Hardison já havia enfrentado mais de 70 cirurgias. O paciente, identificado como Patrick Hardison, de 41 anos, se submeteu a 71 cirurgias por uma equipe liderada pelo médico cubano-americano Eduardo Rodríguez, o mesmo que realizou na França, em 2005, o primeiro transplante de face da história.

A intervenção, que aconteceu em agosto e durou 26 horas, foi possível graças aos tecidos de um jovem doador que morreu em um acidente de bicicleta neste ano no Brooklyn, segundo a instituição nova-iorquina.

1

Reprodução/Foto-RN176 O rosto do doador, David Rodebaugh, que era Piloto de BMXAFP (BMX, também chamada de bicicross é uma corrida com bicicletas especiais, que surgiu na década de 50, na Europa. BMX é um esporte igual ao motocross, só que utilizando bicicletas, já adaptadas para fazer muitas manobras e corridas na areia) , para o bombeiro voluntário Patrick Hardison

Hardison sofreu queimaduras de terceiro grau há 14 anos quando trabalhava como bombeiro voluntário e, ao entrar em uma casa em chamas em busca de uma mulher, o teto caiu sobre ele.

Em um primeiro momento, ele passou por um transplante com tecidos de suas próprias pernas, mas perdeu as orelhas, os lábios, a maior parte do nariz e dos olhos.

Em entrevista, Rodríguez explicou que antes de junho deste ano, Hardison “tinha ficado praticamente cego”.

1

Reprodução/Foto-RN176 Liderado pelo médico Eduardo D. Rodriguez, o procedimento envolveu uma equipe de mais de 150 médicos, técnicos e enfermeiros e teve duração de 26 horas

“Seu rosto era apenas uma cicatriz gigantesca”, lembrou o cirurgião.

O paciente poderá recuperar a visão e, inclusive, segundo a equipe médica do hospital nova-iorquino, voltar a dirigir.

1

Reprodução/Foto-RN176 O Médico Eduardo D. Rodriguez-cubano-americano e seu paciente, o Bombeiro-voluntário Patrick Hardison, depois do transplante do seu  semblante

Hardison está recebendo cuidados e tratamento, mas poderá voltar para sua casa no Mississipi a tempo de comemorar com sua família o Dia de Ação de Graças, que será realizado no próximo dia 26.

Sobre o processo de reabilitação, Rodríguez destacou que o paciente pôde ir há poucos dias a um centro comercial de Nova York sem monopolizar os olhares de todo mundo.