Brincadeira ou preocupação? Suposto tubarão raro gera dúvidas nos EUA

ROTANEWS176 20/08/2023 11h12                                                                                                                                Por Anna Gabriela Costa

Animal foi encontrado a 800 quilômetros da costa marítima.

 

Reprodução/Foto-RN176 Autoridades locais afirmam que aparição provavelmente faz parte de uma brincadeira Foto: Idaho Fish and Game

A descoberta de um tubarão-salmão na margem de um rio no estado norte-americano de Idaho surpreendeu e preocupou os moradores – a espécie rara pode chegar a 3 metros de comprimento, pesar até  450 kg e se assemelham aos temidos tubarões-brancos.

O mais intrigante, porém, é que o predador é geralmente encontrado em mar aberto, não a 800 quilômetros da costa marítima, como no rio em que foi encontrado, na cidade de Riggins.

Com isso, as autoridades locais acreditam que sua presença em um local tão incomum seja uma brincadeira.

Não se sabe há quanto tempo o tubarão estava morto após ser encontrado no rio Salmon.

Entenda

O departamento de pesca e caça de Idaho recebeu e-mails e telefonemas de residentes preocupados, alegando ter avistado um tubarão na costa – levando a aparição a uma investigação.

De acordo com os relatórios, a criatura realmente parece ser um tubarão-salmão, um predador normalmente encontrado apenas em mar aberto.

Sua semelhança com um pequeno tubarão-branco significa que eles podem trazer medo, mas as autoridades não acham que os residentes de Idaho estejam realmente enfrentando uma nova ameaça.

Em um comunicado, a Idaho Fish and Game, autoridade do governo local, disse que presumiu que “alguém deixou cair isso na praia para dar uma boa risada” e que “teria sido uma ótima piada de primeiro de abril”.

Reprodução/Foto-RN176 Tubarão salmão foi descoberto nas margens do rio Salmon, em Idaho, nos EUA Foto: Idaho Fish and Game

Riggins está muito longe do habitat habitual de um tubarão-salmão. O norte do Oceano Pacífico é onde os tubarões costumam chamar de lar – do Mar do Japão ao Golfo do Alasca.

Eles são encontrados com mais frequência em águas offshore, mas ocasionalmente se aventuram na costa além da zona de arrebentação.

Embora alguns tubarões-salmão migrem para a costa oeste do Canadá, eles permanecem principalmente dentro dos limites do Golfo do Alasca. Isso torna a presença de um tubarão salmão no Rio Salmon de Idaho ainda mais desconcertante.

Um influxo de tubarões-salmão representaria uma ameaça maior para os peixes do rio do que para a comunidade local. O rio Salmon é um habitat vital para vários peixes.

Também é conhecido como lar de uma quantidade crescente de badejos, e desempenha um papel crucial na sobrevivência da truta, da truta prateada e do salmão – peixes que constituem uma porção significativa da dieta de um tubarão salmão.

FONTE: BYTE