Carta do Mestre que transforma vidas

ROTANEWS176 27/04/2024 10:25                                                                                                                              ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Rumo aos sessenta anos de existência, a EBS e o jornal Brasil Seikyo avançam com espírito jovem, ligando o coração de Ikeda sensei ao dos discípulos brasileiros.

 

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração do Jornal Brasil Seikyo – JBS – Foto: BS

O dia 19 de outubro de 1960, data em que o presidente Ikeda desembarcou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, SP, em sua primeira visita ao Brasil, assinala a fundação da BSGI. Cinco anos depois, as atividades pelo kosen-rufu estavam em ritmo acelerado e o número de integrantes da organização aumentava. Até então, os membros brasileiros só tinham acesso a publicações em japonês e precisavam contar com alguém que as traduzisse. Ficou clara a necessidade de um veículo de comunicação em português trazendo o estudo do budismo e os direcionamentos de Ikeda sensei. Assim, com esse objetivo, foi publicada a primeira edição do boletim informativo Nova Era no dia 3 de maio de 1965, mesma data em que o Mestre havia tomado posse como terceiro presidente da Soka Gakkai, em 1960.

A primeira edição do periódico tinha quatro páginas mimeografadas com dimensões de 21 cm por 31 cm. No entanto, a cada mês, o veículo crescia e se aprimorava. A edição de 1o de janeiro de 1966 trazia, pela primeira vez, algumas novidades: imagens, uma ilustração e 21 fotos distribuídas em sete páginas. Além do mais, o tamanho havia aumentado (21 cm x 40 cm), e a qualidade, aprimorada. A edição 13, de 15 de abril, já mostrava no alto da capa o novo nome sugerido por Ikeda senseiBrasil Seikyo. E a edição 22, de 17 de setembro de 1966, informava que o jornal passaria a ser semanal.

Durante a sua jornada, o BS, como passou a ser carinhosamente denominado pelos membros, registrou cada passo do desenvolvimento da BSGI, com destaque para as coberturas especiais das visitas do presidente Ikeda ao Brasil em 1966, 1984 e 1993, marcos essenciais do desenvolvimento do kosen-rufu do país. A primeira visita, em 1960, que representa o ponto primordial da organização, também ganhou as páginas do Brasil Seikyo com a publicação do romance Nova Revolução Humana em série, entre outras matérias.

O periódico vem transmitindo a força e a pureza do estudo do Budismo de Nichiren Daishonin para as pessoas, possibilitando-lhes transformar a vida com base nesses ensinamentos budistas. E, principalmente, constituiu-se na carta do Mestre aos discípulos com encorajamento, esperança e sabedoria para enfrentar os desafios diários e construir uma sociedade de paz. Correspondendo à dedicação e à expectativa de Ikeda sensei, os integrantes da BSGI conquistaram inúmeras vitórias que ganharam a forma de vibrantes notícias e emocionantes relatos de comprovação.

Nessa trajetória, o BS se desenvolveu e evoluiu para atender às necessidades dos leitores. Por exemplo, em 2019, adotou o formato germânico (28 cm x 43 cm) em sua versão impressa.

Além disso, o lançamento do aplicativo de celular BS+, e posteriormente do novo site, entre outras diversas inovações, marcam a consolidação das publicações da Editora Brasil Seikyo (EBS) numa nova etapa: a era digital. Essas opções viabilizam o acesso rápido e prático ao vasto conteúdo, e oferecem recursos como áudios e vídeos, ferramentas de busca e de marcação de matérias.

Essa novidade chegou na hora certa, num momento em que a humanidade se deparava com os efeitos da pandemia da Covid-19, fazendo com que os leitores continuassem a ter contato com os incentivos do Mestre, mesmo quando a impressão física do periódico foi suspensa, prezando pela saúde e pelo bem-estar das pessoas.

Recentemente, o veículo passou a disponibilizar os suplementos Guia para a Vitória, valoroso apoio para as atividades em geral, e Encarte Kids, destinado aos estudantes.

Dessa forma, com jovialidade e dinamismo, ao lado de outras publicações como a revista Terceira Civilização e a RDez, os livros e demais produtos da EBS, o Brasil Seikyo vem se desenvolvendo constantemente para corresponder às expectativas dos leitores, perpetuando e difundindo o legado de Ikeda sensei para a sociedade brasileira e em prol da felicidade da humanidade.

Esse progresso é fruto do apoio e da dedicação dos leitores, líderes da organização, colaboradores, coordenadores de periódicos, Mensageiros da Esperança e daqueles que tornam possível ao BS cumprir a sua missão de levar esperança e felicidade a todos os recantos do Brasil. Nossos sinceros agradecimentos! Vamos juntos!

Nota:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.000, 22 ago. 2009, p. A1.

Momentos marcantes da jornada do BS

3 de maio de 1965, edição 1

Primeira edição do boletim informativo Nova Era. Com periodicidade mensal, era composto por duas folhas mimeografadas.

1o de janeiro de 1966, edição 9

Publicação da primeira foto na edição número 9 do boletim interno Nova Era. O periódico foi impresso em gráfica em tamanho tabloide. Em 15 de março, é noticiada a segunda visita do presidente Ikeda ao Brasil.

15 de abril de 1966, edição 13

Primeira publicação do boletim interno com o nome Brasil Seikyo.

17 de setembro de 1966, edição 22

A BSGI alcança a marca de mais de 10 mil famílias praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin.

1o de janeiro de 1967, edição 1

Comemoração do 7o aniversário da posse presidencial de Daisaku Ikeda com o lançamento de um suplemento em japonês. O boletim interno torna-se efetivamente um jornal com quatro páginas em português e duas em japonês. A identificação do número das edições recomeça.

1o de fevereiro de 1969, edição 100

O BS comemora a centésima edição.

29 de novembro de 1969, edição 140

A obra Revolução Humana é lançada como matéria do Exame de Budismo. Na edição 173, de 22 de agosto de 1970, o jornal começa a publicá-la como série.

15 de fevereiro de 1975, edição 372

Destaque para a cerimônia de fundação da Soka Gakkai Internacional (SGI), ocorrida na ilha de Guam, em 26 de janeiro de 1975.

5 de maio de 1979, edição 564

Anunciada a renúncia do Dr. Daisaku Ikeda da presidência da Soka Gakkai, tornando-se presidente honorário.

25 de fevereiro de 1984, edição 791, a 17 de março de 1984, edição 793

Edições especiais registram a terceira visita do presidente Ikeda ao Brasil.

20 de agosto de 1988, edição 1.000

O Farol e a Bússola da Época e da Sociedade, título da mensagem enviada pelo presidente Ikeda para a edição comemorativa.

10 de fevereiro de 1993, edição 1.210, a 13 de março de 1993, edição 1.218

Edições especiais registram a quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil.

27 de novembro de 1993, edição 1.251

Publicação do primeiro capítulo do romance Nova Revolução Humana.

20 de março de 1999, edição 1.500

Mensagem do presidente Ikeda comemorativa das 1.500 edições.

22 de agosto de 2009, edição 2.000

O presidente Ikeda envia mensagem comemorativa com o título Uma Luz de Esperança Expandindo a Rede de Solidariedade pela Paz.

11 de dezembro de 2010, edição 2.063

Inauguração da sede da Editora Brasil Seikyo.

23 de novembro de 2013, edição 2.204

Caderno especial sobre a inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, realizada em Shinanomachi, Tóquio, Japão, em 18 de novembro de 2013.

9 de maio de 2015, edição 2.274

O BS comemora cinquenta anos com edição especial.

8 de junho de 2019, edição 2.470

Novo formato germânico (28 cm x 43 cm) com impressão em papel especial.

24 de agosto de 2019, edição 2.480

O BS apresenta a nova plataforma digital da Editora Brasil Seikyo.

30 de novembro de 2019, edição 2.493

Apresentação e lançamento do aplicativo de celular BS+.

30 de abril de 2022, edição 2.609

Retorno da impressão da edição física.

23 de novembro de 2023, edição 2.647

Edição especial sobre o falecimento do presidente Ikeda.

Também no mês de maio, veja mais duas importantes comemorações na história da BSGI

15 anos da Convenção dos Jovens da Nova Era

Reprodução/Foto-RN176  Aspecto da memorável convenção promovida no Ginásio do Ibirapuera que selou o juramento de todos pela concretização do kosen-rufu (São Paulo, SP, 3 maio 2009) – Foto: Getty Images

Em 3 de maio de 2009, cerca de 16 mil jovens de todo o Brasil se reuniram no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, SP. Juntos, selaram o juramento seigan de realizar o shakubuku e dedicar inúmeras vitórias a Ikeda sensei. Pelo telefone, foram transmitidas recomendações do Mestre por intermédio de um secretário: “Estou plenamente ciente de que estão aí presentes pessoas que enfrentaram muitas dificuldades. Estou plenamente ciente de tudo isso! É como se eu estivesse sentado no palco, junto com vocês!”.

Fortalecendo a unicidade de mestre e discípulo, os jovens da BSGI deram início a uma nova era da propagação do budismo em terras brasileiras consolidando a denominação dedicada por Ikeda sensei de “Brasil, Monarca do Mundo”.

Nesse mesmo ginásio, que também possui um significado inesquecível em relação à terceira visita do Mestre ao Brasil em 1984, será realizada, no dia 26 de maio, a Convenção Comemorativa da Juventude Soka da BSGI, assinalando a vitória no movimento dos 100 mil jovens humanistas.

20 anos de inauguração da sede central da BSGI

Reprodução/Foto-RN176 Fachada do prédio da sede central da BSGI em São Paulo, SP – Foto: BS

Inaugurada em 1o de maio de 2004, a sede central da BSGI completa vinte anos de existência como núcleo de coordenação das atividades pelo kosen-rufu do Brasil.

Localizada na capital paulista, a obra foi concebida como parte do projeto do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda da BSGI e se tornou a primeira sede central de uma organização da Soka Gakkai no hemisfério sul, coroando os esforços de todos os seus membros, os quais se empenham para maior desenvolvimento da entidade no país.

Reconhecendo esses esforços, Ikeda sensei enviou, para a ocasião, uma significativa mensagem em que ele expressa:

Solicito a todos que promovam um avanço repleto de esperança em direção à montanha do kosen-rufu, fazendo desta nova sede central uma fortaleza em defesa do bem-estar da comunidade, um castelo em prol da paz e da cultura e uma praça de amizade aberta para a vizinhança e para a sociedade.1

Nota: 1. Brasil Seikyo, ed. 1.746, 8 maio 2004, p. A8.

Fotos: BS | Getty Images

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO