Castanha-de-caju: 14 benefícios e como consumir

ROTANEWS176 E POR TUASAÚDE 20/07/2022 19:05                                                                                              Por Tua Saúde Revisão clínica -Tatiana Zanin – Nutricionista

A castanha-de-caju é um fruto rico em polifenóis e carotenoides, compostos bioativos com ação antioxidante que ajudam a combater o excesso de radicais livres do organismo, ajudando a prevenir situações como envelhecimento precoce, pressão alta e diabetes.

Além disso, a castanha-de-caju também tem ótimas quantidades de proteínas, magnésio e potássio, nutrientes que melhoram o desempenho físico, favorecendo o ganho de massa muscular. Veja outros alimentos que ajudam no ganho de massa muscular.

A castanha-de-caju é geralmente comercializada em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais, podendo ser consumida ao natural, nos pequenos lanches, ou ser usada em preparações, como pastas, leites vegetais, bolos, biscoitos e pães.

Reprodução/Foto-RN176 Os principais benefícios do consumo da castanha-de-caju para a saúde são:

  1. Previne o envelhecimento precoce

Por ser rica em antioxidantes como carotenoides e vitamina E, a castanha-de-caju combate os radicais livres, evitando os danos às células saudáveis da pele e prevenindo, assim, a flacidez, as rugas e o envelhecimento precoce.

  1. Controla os níveis de colesterol e triglicerídeos

A castanha-de-caju tem boas quantidades de gorduras poli-insaturadas e antioxidantes que controlam os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, além de promoverem o aumento dos níveis de colesterol “bom”, o HDL.

Além disso, a castanha-de-caju é rica em fibras que diminuem a absorção de colesterol e triglicerídeos no intestino, reduzindo a sua concentração no organismo e evitando doenças, como infarto e aterosclerose.

  1. Regula os níveis de glicose no sangue

Por ser rico em fibras, a castanha-de-caju diminui a velocidade de absorção dos açúcares, regulando os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

  1. Ajuda a prevenir doenças neurológicas

A castanha-de-caju contém vitamina E e gorduras poli-insaturadas, nutrientes com  ação antioxidante que evitam os danos causados pelos radicais livres às células saudáveis do cérebro, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e doença de Parkinson.

  1. Melhora a depressão

Por ser rica em magnésio e triptofano, a castanha-de-caju participa da produção de serotonina, um neurotransmissor que atua no sistema nervoso central, melhorando o humor e a depressão. Veja outros alimentos que ajudam a melhorar a depressão.

  1. Controla a pressão arterial

A castanha-de-caju é rica em magnésio e potássio, minerais que favorecem o relaxamento dos vasos sanguíneos e promovem a eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, facilitando a circulação de sangue e controlando, assim, a pressão alta.

  1. Fortalece o sistema imune

Por ser rica em zinco, um mineral com potente ação antioxidante e anti-inflamatória, a castanha-de-caju fortalece as células do sistema imunológico, diminuindo o tempo de duração de gripes e resfriados, e acelerando a cicatrização de feridas.

  1. Previne a osteoporose

A castanha-de-caju é rica em fósforo, que é um mineral importante para manter a densidade óssea, prevenindo, assim, a osteoporose. Conheça outros alimentos ricos em fósforo.

Além disso, a castanha-de-caju também é rica em magnésio, um mineral que melhora a absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, fortalecendo os ossos e evitando quedas e fraturas.

  1. Ajuda a evitar a anemia

A castanha-de-caju ajuda a evitar a anemia, porque é rica em ferro, um mineral que participa da formação dos glóbulos vermelhos do sangue, que é o componente responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo e que normalmente está reduzida na anemia.

A castanha-de-caju é rica em ferro, mas para melhorar a sua absorção é importante consumí-la junto com alimentos ricos em vitamina C, por ser um nutriente que melhora a absorção do ferro dos alimentos de origem vegetal.Veja como melhorar a absorção de ferro dos alimentos.

  1. Mantém o bom funcionamento do intestino

Por ser rica em fibras, a castanha-de-caju mantém o bom funcionamento do intestino, porque aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.

Além disso, a castanha-de-caju também é rica em magnésio, um mineral que possui ação laxante, ajudando na prevenção da prisão de ventre.

  1. Promove o ganho de massa muscular

A castanha-de-caju tem ótimas quantidades de magnésio e potássio, minerais que melhoram o desempenho durante os exercícios, promovendo o ganho de massa muscular.

Além disso, a castanha-de-caju é rica em proteínas, um nutriente importante para a formação dos músculos. Conheça outros alimentos ricos em proteínas.

  1. Favorece a perda de peso

Por ser rica em fibras, a castanha-de-caju favorece a perda de peso, porque aumenta o tempo de digestão  dos alimentos, prolongando a fome e diminuindo a vontade de comer ao longo do dia.

  1. Melhora a qualidade do sono

A castanha-de-caju melhora a qualidade do sono, porque é rica em magnésio e triptofano, nutrientes que participam da produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por regular o sono.

  1. Mantém a saúde dos cabelos

A  castanha-de-caju mantém a saúde dos cabelos, porque contém zinco e vitamina E, nutrientes que melhoram a circulação de sangue no couro cabeludo, mantendo os fios macios e saudáveis.

Castanha-de-caju engorda?

Apesar de seus benefícios à saúde, a castanha-de-caju é rica em gorduras e, por isso, quando consumida em excesso, pode engordar.

No entanto, a castanha-de-caju é rica em fibras que ajudam a prolongar a saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia. Por isso, o consumo moderado desse fruto é uma ótima opção para as dietas de emagrecimento.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g, o que corresponde a aproximadamente 40 unidades, de castanha-de-caju torrada: