Como são “semáforos inteligentes” de São Paulo que devem melhorar fluidez

ROTANEWS176 19/08/2023 16h22                                                                                                                              Por Anna Gabriela Costa

Novos equipamentos são conectados a uma central de controle da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)

Reprodução/Foto-RN176 Motoristas já notam sinalização de “semáforo em modernização” em certas avenidas de São Paulo Foto: Marco Santos / USP Imagens

A cidade de São Paulo tem investido na modernização de semáforos para tentar evitar o apagão de alguns equipamentos nas vias da capital, que ocorrem, geralmente, pelo furto de cabos elétricos. Com isso, em algumas avenidas estão sendo implementados “semáforos inteligentes”.

Os motoristas já notaram a sinalização de “semáforo em modernização” em certas avenidas da cidade. Isso significa que a capital já implementa a revitalização dos equipamentos por meio da concessionária Ilumina SP.

A operação envolve a troca dos semáforos convencionais por inteligentes. Além disso, haverá a troca dos modelos com defeitos por novos equipamentos.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (SP Regula) assumiu a manutenção do sistema de semáforos da capital no ano passado. O contrato tem duração de 17 anos; período em que a concessionária ficará responsável pela substituição e modernização da infraestrutura semafórica.

“Estávamos há três anos tentando fazer a licitação para a restruturação e manutenção do sistema semafórico da capital. Agora, encontramos essa alternativa do aditivo na PPP da iluminação, que vai garantir uma tecnologia melhor e mais economia para a cidade”, disse o prefeito, Ricardo Nunes, ao portal da prefeitura.

Semáforos inteligentes

Os novos equipamentos são conectados a uma central de controle da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), sendo gerenciados remotamente, segundo nota da SP Regula divulgada à imprensa.

O objetivo da tecnologia é que os semáforos coordenem o fluxo de acordo com o tráfego de cada via, visando reduzir os congestionamentos na cidade. Segundo a agência reguladora, o intuito é instalar o novo sistema em toda a zona do rodízio municipal.

Segundo a prefeitura, o contrato referente aos semáforos terá um custo de R$ 1,12 bilhão no período de 60 meses.

FONTE: BYTE