Companheirismo e avanço

ROTANEWS176 27/04/2024 10:15                                                                                                                                NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

No Distrito Itaguaí, no Rio de Janeiro, com os jovens na vanguarda, surge um novo bloco como resultado da dedicação de todos, unindo coração a coração.

 

Reprodução/Foto-RN176 Reunião de palestra da Comunidade Costa Verde – Foto: Colaboração local

Localizado entre a zona oeste da capital e a região sul do litoral do estado do Rio de Janeiro, o Distrito Itaguaí é composto pelas Comunidades Jardim América, Itaguaí e Costa Verde, com sete blocos ao todo. Abrange uma extensão de aproximadamente 40 quilômetros, porém o desafio da distância só reforça e estreita os laços de vida a vida construídos na localidade. Os integrantes do distrito, que pertence à Sub. Campo Grande, da Coordenadoria Rio Oeste (CRO), são conhecidos por sua luta intrépida de vencer barreiras físicas, buscando envolver cada um dos companheiros nas atividades e lutando lado a lado como verdadeira família Soka.

A Comunidade Jardim América foi a primeira a ser fundada na região e hoje é formada em sua maioria por veteranos, incluindo o primeiro shakubuku de Itaguaí e família. As outras duas comunidades, Itaguaí e Costa Verde, localizam-se em regiões praianas que ofertam diferentes atividades de ecoturismo, famosas durante o verão fluminense e propícias para caminhadas nas demais estações, demonstrando o estilo de vida dinâmico e enérgico dos moradores.

Dinamismo e energia

Reprodução/Foto-RN176 Atividade dos jovens no 16 de Março — movimento dos cem jovens por distrito e fundação do Bloco Sol de Muriqui — no Distrito Itaguaí – Foto: Colaboração local

Essas características refletem o coração dos membros da Divisão dos Jovens (DJ) do distrito, os quais vêm realizando uma luta grandiosa com o objetivo de não deixar ninguém para trás no movimento dos cem jovens humanistas na localidade. “Os jovens são os construtores do futuro e, para criá-los, é preciso que haja mudança neste momento. Esses encontros promovidos nas visitas e atividades estão sendo totalmente significativos, estreitando ainda mais nossos laços de amizade e promovendo um grande avanço na vida de todos”, relata o responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) do distrito, Raphael Melo.

Dois novos blocos

No significativo dia 16 de março, foi organizada uma atividade liderada pelos jovens que culminou na fundação do Bloco Sol de Muriqui, o mais novo da organização de base, concretizando o desejo dos veteranos de promover o humanismo Soka na região. “Mesmo com os desafios pós-pandemia, ampliamos nossa localidade e fundamos o Bloco Itacuruçá e, nesse avanço contínuo, surge agora o mais novo bloco, Sol de Muriqui, no dia 16 de março. O objetivo dos participantes da nossa comunidade é que esta se torne um distrito até dezembro de 2025”, compartilha a responsável pela Divisão Feminina (DF) do Bloco Costa Verde, Lucilene Florenço, representando o sentimento das lideranças.

Reprodução/Foto-RN176 Encontro semanal de daimoku e estudo no Bloco Sol de Muriqui – Foto: Colaboração local

Caminho da vitória

Comprometidos em vencer infalivelmente, os líderes das comunidades vêm realizando encontros semanais de daimoku e estudo objetivando que os membros ultrapassem seus desafios e visando à expansão da localidade. Com a leitura dos incentivos de Ikeda sensei no Brasil Seikyo e nos trechos da Nova Revolução Humana contidos no Guia para a Vitória, todos dialogam e compartilham seus relatos de experiência, renovando a esperança no coração e apoiando uns aos outros. “Tenho muito orgulho de pertencer a este distrito de pessoas fortes, felizes e vitoriosas”, ressalta Simone Corrêa Coimbra, responsável pela DF da Comunidade Itaguaí.

Reprodução/Foto-RN176 Reunião semanal de estudo da Comunidade Itaguaí – Foto: Colaboração local

Ao considerarem as características particulares de cada localidade e de cada membro, os líderes se empenham num grande movimento de participação nas reuniões de palestra, com visitas constantes. O companheirismo é marca registrada do distrito, como afirma Mônica Hameury, responsável pela DF do distrito. Ela reforça: “Observando e respeitando cada pessoa, nós nos abraçamos como uma grande família da Gakkai. Temos o prazer de estar juntos com companheirismo — essa é a nossa base”.

Reprodução/Foto-RN176 Encontro de daimoku e estudo na Comunidade Jardim América – Foto: Colaboração local

Tal qual o Porto de Itaguaí, referência em estrutura e localização estratégica e um dos principais polos de exportação de minério do país, o Distrito Itaguaí é modelo em exportar o humanismo para a região e adjacências, propagando o Budismo Nichiren para todas as pessoas, indistintamente.

 No topo: Reunião de palestra da Comunidade Costa Verde

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO