Conheça a substância que pode regenerar os dentes

ROTANEWS176 E POR FF 19/08/2022 10h00

No que depender de cientistas britânicos, uma nova substância pode tornar as temidas obturações dentárias obsoletas

Reprodução/Foto-RN176 Dentes têm capacidade limitada de regeneração Foto: Pexels

No que depender de cientistas britânicos, uma nova substância pode tornar as temidas obturações dentárias obsoletas. Isso porque uma equipe do King’s College de Londres desenvolveu uma droga que, em testes com ratos, estimulou células da polpa dental a tapar pequenos buracos nos dentes.

Um estudo publicado pela revista científica Scientifica Reports apontou que a substância colocada com uma esponja biodegradável na cavidade dental teve efeito reparativo “completo, eficaz e natural”.

Dentes têm capacidade limitada de regeneração. Podem produzir uma pequena faixa de dentina – a camada abaixo do esmalte – se a polpa fica exposta, mas não podem consertar cavidades maiores. Isso é feito com obturações, em que dentistas usam um amálgama metálico ou um composto feito de vidro em pó e cerâmica.

Só que esses reparos frequentemente precisam ser substituídos ao longo da vida. Os pesquisadores, então, tentaram ampliar a capacidade regenerativa natural dos dentes – foi assim que descobriram a droga, chamada Tideglusib.

Aspirina
Cientistas na Irlanda do Norte também afirmam ter desenvolvido um tratamento de regeneração dental que usa o ácido acetilsalicílico, substância comercialmente conhecida como aspirina.

Pesquisadores da Universidade Queen’s, em Belfast, usaram o produto para estimular células-tronco nos dentes, o que aumentou o potencial de regeneração. Eles acreditam que o tratamento com aspirina pode resultar em menos cáries e obturações no futuro.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.