Dia Mundial da Saúde Mental: 7 maneiras de fortalecer o cérebro

ROTANEWS176 E POR SAÚDEEMDIA 10/10/2022 13:01

Neurologista revela como algumas atividades simples podem melhorar a função cerebral e prevenir transtornos

 

Reprodução/Foto-RN176 Dia Mundial da Saúde Mental – Foto: Shutterstock

Hoje, 10 de outubro, é o Dia Mundial da Saúde Mental. Uma data comemorativa, criada para ressaltar a importância dos cuidados com o bem-estar da mente. Portanto, uma boa oportunidade para se aprofundar um pouco mais sobre os meios de prevenção contra transtornos e condições dessa natureza.

De acordo com um estudo publicado na revista científica internacional Journal Health and Technology “ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros.

No entanto, de acordo com um trecho da análise, “transtornos cerebrais são doenças que se devem a um problema real do funcionamento do sistema nervoso, que interfere na capacidade do cérebro de receber e enviar sinais de forma apropriada. Não são causadas por qualquer dano ou lesão estrutural do sistema nervoso. As causas ou fatores de risco dos transtornos podem ser, desde a predisposição genética a evento traumático, ou até o abuso de drogas. São diversos transtornos mentais, como ansiedade, depressão, esquizofrenia, bipolaridade, entre outros”.

Dia Mundial da Saúde Mental e como manter o bom funcionamento do cérebro

Ou seja, cuidar do cérebro pode prevenir doenças, transtornos e condições dessa natureza. “Somos constantemente bombardeados com informações, atualizações, demandas ativas e passivas, que podem gerar um enorme amontoado de estresse, ansiedade, insônia e síndrome de burnout. Tirar uma pausa de alguns dias pode auxiliar na produtividade, velocidade de processamento cerebral e saúde cerebral de forma geral, criatividade, satisfação profissional e pessoal”, explica o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

Portanto, no Dia Mundial da Saúde Mental, com a ajuda do especialista, separamos algumas atividades que conseguem colaborar para a manutenção do funcionamento cerebral. Confira: