Diário da felicidade

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  11/09/2021 09:27

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de vários objetos para  ilustração de – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Hoje amanheceu diferente. O céu está mais azul, o sol brilha forte e as flores estão sorrindo ainda mais. É a primavera despontando no coração e regando nossa vida. Com o daimoku do rugido do leão, estamos semeando felicidades neste exato momento. É, hoje amanheceu diferente! Flores se reúnem para exalar suas fragrâncias de juventude, beleza e alegria pela eternidade. Um jardim de benefícios surge em nossa vida quando “abraçamos” o Gohonzon por toda a nossa existência!

Vamos refletir. Estamos cultivando uma vida feliz e próspera por meio da nossa atitude como ser humano? Será que estamos nos baseando naquilo que acreditamos ou nos lamentando da falta de recursos para determinadas coisas?

Esta é a época para semearmos a coragem, a paixão e a determinação daquilo que queremos. Se a raiz que plantamos agora é forte, então com certeza os galhos que surgirão desse cultivo diário jamais se envergarão pelos fortes ventos de obstáculos. E o resultado final será uma grande árvore, a árvore da felicidade!

Cada um tem sua missão exatamente onde se encontra agora, entre os companheiros dessa organização maravilhosa que nos oferece todas as condições de avançar em nossa revolução humana. Não depende de ninguém, apenas de mim. Consta no livro Pode Haver uma História Mais Maravilhosa do que a Sua?: “Como podemos aproveitar ao máximo este precioso dia, que nunca mais voltará? A que propósito devemos devotar nossa inestimável vida nesta existência?”.1

Minha missão é incentivar cada pessoa a desabrochar a primavera de sua vida, por meio das visitas e do daimoku. Há um hobby que minhas irmãs e eu herdamos de minha mãe, que colecionava cadernos com recortes de orientações preferidas. Então, como luta particular, elaboro vários tipos de caderno e envio para as companheiras da localidade nas mais diversas situações.

A decoração desses cadernos é feita com as capas antigas da revista Terceira Civilização, e monto o conteúdo com recortes de mensagens do sensei, fotos de flores, trechos de matérias do BS+ etc. Ao elaborar os kits, eu me fortaleço ainda mais relendo muitas matérias com o sentimento de “vale a pena ler de novo”. Na época das atividades presenciais, eu levava o caderno em mãos e, agora na pandemia, coloco-o no correio. A reação delas ao receber me deixa muito feliz e enche meu coração de alegria!

No nosso Encontro Comemorativo dos Setenta Anos da Divisão Feminina (DF), Ikeda sensei e Sra. Kaneko enviaram uma mensagem com o título: “Escrevam Todas, Sem Exceção, Seu Diário de Vitória do Kosen-rufu e da Vida”. Nos meus atuais cadernos, essa mensagem entra na segunda página e, na primeira, eu convido as integrantes da DF a continuar escrevendo suas vitórias.

Como Nichiren Daishonin nos incentiva no escrito Prolongar a Vida, “Um dia de vida é mais valioso que todos os tesouros de um grande sistema de mundos”2 e “além disso, teve a oportunidade de encontrar o Sutra de Lótus. Se viver um dia a mais, poderá acumular muitos benefícios mais”.3

Uma frase de Nelson Mandela diz: “Para ser livre não basta abandonar as correntes, mas viver de forma que respeite e aumente a liberdade dos outros”.4

Sejamos como a primavera. Vamos respei­tar as diferenças, aceitar o outro como ele é, pondo em ação o diálogo, o amor, a solidariedade, a benevolência, tolerância, a paz e gratidão por todo o nosso caminho.

Abrir rumos, quebrar barreiras, ler e entender as orientações do Mestre, ler a Nova Revolução Humana, amadurecer e ver no outro a própria mudança, desenvolver os jovens e cumprir juramentos. “Em busca da grande árvore que não se abala diante da tempestade”,5 conforme nosso mestre nos incentiva, sou eu quem surge da terra!

Viva Ikeda sensei e Sra. Kaneko!

Viva! E vivam a primavera de sua vida!

Leila Maria Magalhães Ferreira Rodrigues

Vice-coordenadora da Divisão Feminina de coordenaria-geral

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Pode Haver uma História mais Maravilhosa que a Sua?. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 116.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 220, 2018.
  3. Ibidem.
  4. Brasil Seikyo, eds. 2.404 e 2.405, 27 jan. 2018.
  5. Brasil Seikyo, ed. 2.347, 12 nov. 2016.