“Façamos de cada 16 de março um dia de renovação do nosso juramento pelo kosen-rufu”

ROTANEWS176 23/03/2024 09:40                                                                                                                    MENSAGEM DO PRESENTE DA SOKA GAKKAI MINORU HARADA                                                                      Por Minoru Harada

Mensagem do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, para as atividades comemorativas do dia 16 de Março.

 

Reprodução/Foto-RN176 Minoru Harada, Presidente da Soka Gakkai – Foto: Seikyo Press

Minhas felicitações pelas revigorantes atividades em comemoração do 16 de Março, Dia do Kosen-rufu!

O dia de 16 de março é a data em que os discípulos, aos quais foram confiadas a missão e a total responsabilidade pelo kosen-rufu, se levantam resolutamente. É a oportunidade de despertarmos, ainda com mais vigor e seriedade, para o juramento dos bodisatvas da terra, o próprio coração dos mestres e discípulos Soka — o juramento de eliminar a miséria da face da Terra e de abrir caminho para que todas as pessoas sejam felizes. É a época de dar nova partida em nossa jornada pelo kosen-rufu e pela paz mundial com o espírito de “azul mais azul que o índigo” e com os jovens na vanguarda.

Este ano, em particular, marca o 70o aniversário da nomeação de Ikeda sensei como coordenador do staff da Divisão dos Jovens. Neste momento de grande significado, vocês, nossos jovens sucessores, estão se levantando corajosamente em todo o mundo com a determinação de que “Agora é a hora!”. Vocês são um farol da esperança para o kosen-rufu, a sociedade e a humanidade.

Nichiren Daishonin diz: “O que importa é o coração”1 e “Esses bodisatvas [que emergiram da terra] são os únicos que foram plenamente forjados em sua determinação”.2 Ao se referir a esta última passagem, Ikeda sensei disse certa vez: “Os jovens bodisatvas da terra que forjam sua determinação por meio da prática do Budismo Nichiren — o caminho mais seguro e grandioso para polir a vida — são os sucessores mais confiáveis de nossa nobre causa”.

Cada um de vocês tem uma profunda missão e imensa boa sorte. Por favor, dediquem-se com sinceridade à sua prática diária do gongyo e à recitação do Nam-myoho-renge-kyo, deem o seu melhor nas atividades da Soka Gakkai e continuem a se desafiar em sua revolução humana. Acumulem assim comprovações de que “prática da fé é a própria vida diária” e de que “budismo é a sociedade”. Espero também que lutem de todo o coração como “coordenadores do staff dos jovens da nova era” para expandir seus círculos de confiança e de amizade na amada terra da sua missão.

Ikeda sensei afirma:

(…) se houver a grande solidariedade dos jovens Soka em prol da paz, cultura e educação, hasteando a grande filosofia do respeito à dignidade da vida e reverberando o daimoku da prática individual e altruística, com certeza é possível iluminar os povos do mundo e irradiar com alegria e sabedoria o dia de amanhã do planeta.3

Correspondendo à grande expectativa do nosso mestre, vamos aproveitar o momento presente para falar com sinceridade e determinação e compartilhar corajosamente o Budismo Nichiren, dando passos largos em nossos esforços para transformar o destino da humanidade!

Inspirem e revigorem as pessoas ao redor com seus incentivos!

Vivam uma juventude feliz e vitoriosa no lugar em que se encontram neste exato momento!

Junto com Ikeda sensei, nosso eterno mestre, façamos de cada 16 de março um dia de renovação do nosso juramento pelo kosen-rufu!

Em 16 de março de 2024

Minoru Harada

Presidente da Soka Gakkai

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 214, 2017.
    2. Ibidem, p. 218.
    3. Brasil Seikyo, ed. 2.411, 17 mar. 2018, p. C2.

Foto: Seikyo Press

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO