Fidel Castro em visita pela primeira vez a URSS em reunião com o líder Khrushchov, em 27 de abril de 1963

ROTANEWS176 27/06/2016 21:23                                                                                                                                  Por JC

Castro em encontro com líderes soviético não esquece do charuto e nem tampouco, os dois iphones e seus dois Rolex, que usava no pulso esquerdo que chamou atenção dos líderes soviéticos em 1963.

 

Em 27 de abril de 1963, Fidel Castro fez sua primeira visita à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em uma jornada que durou quarenta dias. A icônica foto mostra Fidel fumando um cubano e usando dois relógios Rolex no Kremlin enquanto conversava com Nikita Khrushchov. A imagem serve bem na atualidade como uma figura tropológica de um socialista com dois iPhones. Naquela época, essas imagens foram censuradas, mas após a queda da União Soviética, muitas fotos e outros documentos armazenados foram liberados, incluindo essa também.

RN176 Fidel Alejandro Castro Ruz, político e revolucionário cubano que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976 e depois como presidente de 1976 a 2008 e usando simultaneamente 2- relógios Rolex em 27 de abril 1963 quando visitou a URSS

Ele conseguiu ver muitas cidades e visitar inúmeras fábricas, bases militares secretas, um submarino nuclear, caminhar por Moscou sem guardas de segurança, conversar com as autoridades e pessoas comuns isso foi quando Fidel Castro teve apoio ao se juntar e ser financiado pela URSS. Antes da partida, Fidel, satisfeito com o que conseguiu ver nas esferas econômicas e militares, enviou uma carta de despedida, a Nikita Serguêievitch Khrushchov, que era um político soviético que liderou a União Soviética durante parte da Guerra Fria como Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética de 1953 a 1964 e como presidente do Conselho de Ministros de 1958 a 1964.

Fidel Castro que tinha expressado em sua carta ao político soviético Khrushchov respeito admiração e gratidão pela excelente viagem que tinha, feito e permaneça deste quarenta dias, em solo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), feito pô ter participardo dessa viagem e ter conhecido o poderios da URSS na visita de 27de abril de 1963.

RN176 Fidel Alejandro Castro Ruz, reunião com líder Nikita Serguêievitch Khrushchov e a cúpula da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em abril de 1963

Uma das explicações de porque Fidel usava dois Rolex ao mesmo tempo um GMT e outro Submariner- era que os relógios proporcionavam uma visão geral de três fusos horário por um relance no pulso, ainda que uma pessoa precisaria ter um problema grave de discauculia ou de deficiência intelectual para não conseguir fazer uma conta de cabeça UTC-3 ou +6.

Outra explicação é que os relógios Rolex não eram um símbolo de status nesta época. Sim… lógico, um relógio Rolex sempre foi um símbolo da classe trabalhadora. Em 1963, a maioria das pessoas tinha pelo menos um Rolex e meu pai tinha mais de vinte. Aff!

FONTE: RN176