Gengiva sangrando após escovação é normal? Dentista responde

ROTANEWS176 E POR SAÚDE EM DIA 13/05/2023 09:19                                                                                        Por Milena Vogado

Seja com a escova de dentes ou com o fio dental, até onde é normal o sangramento na gengiva? Dentista esclarece o assunto e dá dicas para evitar.

 

Reprodução/Foto-RN176 Gengiva sangrando após escovação é normal? Dentista responde – Foto: Shutterstock

Você escova os dentes, sente um desconforto e, na hora de enxaguar a boca, vê sangue escorrendo pela pia. Na hora a dúvida surge: será que isso é normal? Pois saiba que uma gengiva saudável não sangra — nem ao usar a escova, nem o fio dental. Aliás, este pode ser o primeiro sinal da gengivite. Por isso, nesses casos, é fundamental conversar com o seu dentista.

Segundo alerta o dentista Daniel Nunes, do Instituto Nunes Odontologia, existem algumas possíveis causas de sangramento da gengiva:

  • Falta de uma rotina de higiene oral;
  • Escovação muito forte ou deficiente;
  • Facetas ou coroas mal adaptadas;
  • Uso de determinados medicamentos.

“Muitas vezes, o sangramento da gengiva pode ser causado pela formação da placa bacteriana ao redor, na parte superior e entre os dentes. Exceto quando removidas (geralmente por escovação), essas bactérias podem irritar sua gengiva, causando o sangramento”, explica o especialista.

Para evitar o sangramento e manter a gengiva saudável, o profissional elaborou uma lista com seis dicas de escovação e higiene oral. Confira:

1- Duas vezes por dois minutos

“A escovação ajuda a remover a placa bacteriana e as partículas de alimentos que, se não forem retiradas ao redor, na parte superior e entre os dentes, podem irritar sua gengiva e levar a problemas como gengivite. Por isso, escove por dois minutos duas vezes ao dia, de preferência usando um creme dental como parodontax”, recomenda.

2 – Escove todos os cantos

“Lembre-se de limpar todos os cantos da sua boca ao escovar os dentes, inclusive as áreas de difícil acesso, como, por exemplo, entre os dentes. Mova a escova metodicamente ao redor da boca, cobrindo as superfícies externa e interna de todos os dentes (superiores e inferiores) e as superfícies de mastigação. Além disso, você também pode perguntar ao seu dentista sobre o melhor modo de escovar os dentes”, comenta o especialista.

3- Seja delicado

“É fundamental escovar com delicadeza e não de forma agressiva. Uma escovação muito forte, de forma exagerada ou o uso de uma escova de dentes velha pode machucar o esmalte do dente. Além disso, também é recomendável substituir sua escova de dentes a cada três meses”, alerta.

4- Conheça seus ângulos

“Use um movimento circular ou elíptico e aponte a escova de dentes para baixo na direção da gengiva em um ângulo de 45 graus. Isso ajuda a limpar a linha da gengiva. Para as superfícies internas dos seus dentes da frente, incline a escova verticalmente e use a parte da frente para fazer movimentos pequenos e circulares”, detalha o dentista.

5- Não esqueça de sua linha da gengiva  

“Sua linha da gengiva pode ser suscetível à formação da placa bacteriana. Seja bastante cuidadoso ao remover a placa bacteriana dessa área e das lacunas entre os dentes, juntamente com o uso regular do fio dental e de escovas interdentais. Isso pode ajudar no controle da formação da placa bacteriana”, acrescenta Daniel.

6- Não esqueça da língua

“Uma boa higiene oral não envolve apenas os dentes e a gengiva. A escovação da língua com delicadeza também pode ajudar a refrescar o hálito e limpar a boca removendo todas as bactérias”, conclui.

Mais notícias sobre:destaquegengiva sangrandogengivitesangramento na gengivasaúde bucaltrends