História da Campanha Novembro Azul

ROTANEWS176 E POR INTITUTO LADA A LADA PELA VIDA 06/11/2009 23:19                                                          Por Vittoria Silva

Falar em 2008, sobre câncer de próstata e a importância dos exames de PSA e toque retal para identificar a doença, que em 2020 acometeu mais de 65 mil homens e, em 2019, levou a óbito cerca de 16 mil, não era uma tarefa fácil. Neste ano, nasceu o Instituto Lado a Lado pela Vida com uma missão extremamente desafiadora: promover a conscientização dos homens acerca da doença e dos exames necessários para detectar precocemente o câncer de próstata e diminuir o número de mortes pela doença no país.

A primeira campanha criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida no período de 2008 até 2010 levava o nome “Um toque Um drible”, uma clara referência a linguagem usada no futebol, a grande paixão dos brasileiros. O objetivo era pegar uma carona neste esporte tão popular e aproveitar para promover a conscientização sobre saúde junto aos homens.

Foi neste período que o Instituto Lado a Lado pela Vida começou a olhar para a Campanha Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama e decidiu se organizar para lançar no Brasil uma campanha semelhante, só que voltada para a conscientização dos homens sobre o câncer de próstata e a saúde integral.

E foi assim, que em 2011, nasceu a Campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e hoje, uma das maiores campanhas sobre saúde do homem no Brasil, parte do calendário nacional.

Para se ter uma ideia, a campanha impactou em 2020 mais de 82 milhões de pessoas, estando presente em 24 Estados, realizou 1.500 palestras e contabilizou o engajamento de 610 empresas em todo o Brasil.

A Campanha vem ajudando também, o Instituto Lado a Lado pela Vida nestes 10 anos de intensas atividades, a caminhar e dar passos cada vez maiores na contribuição para as mudanças necessárias na saúde dos homens não só em relação ao câncer de próstata, mas na saúde de forma mais ampla.

A conscientização sobre as principais doenças que acometem o homem, como os cânceres de pulmão, pele e melanoma, rim, bexiga, pênis e testículo, assim como, as doenças crônicas, cardiovasculares, saúde mental, paternidade e violência também passaram a fazer parte das informações que a campanha leva ano a ano para todo o Brasil.

Informação, maior acesso aos serviços de saúde com equidade e qualidade de atendimento nas unidades de saúde e nos tratamentos disponíveis para todos os homens é uma luta que o Instituto Lado a Lado pela Vida vem travando todos os dias.

A Campanha Novembro Azul está aí para engajar cada vez mais a população, os gestores da saúde pública e privada, os profissionais da saúde, empresas e todos que buscam políticas públicas efetivas e educação que contribuam para a diminuição de mortes por câncer de próstata e o crescimento da consciência de cada homem sobre a importância de cuidar do seu corpo e de sua mente.