Josei Toda e a revolução humana de uma única pessoa

ROTANEWS176 27/10/2023 11:00                                                                                                                            ESPECIAL

Reflexões sobre cidadania (parte 13)

Comissão de Estudos sobre Consciência Política da BSGI

Reprodução/Foto-RN176 Segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda. Ele foi Mestre, Educador e Pacifista e o Segundo Presidente da Soka Gakkai – Editora Brasil Seikyo – BSGI – Ilustração: Kenichiro Uchida

Por se oporem à aceitação do talismã xintoísta durante a Segunda Guerra Mundial, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda foram presos em julho de 1943. Makiguchi sensei faleceu na prisão, enquanto Toda sensei saiu dela em julho de 1945.

Esse período de dois anos no cárcere representou uma profunda mudança, tanto na vida pessoal de Josei Toda quanto na estrutura política e social japonesa.

Quando ele foi encarcerado, o Japão era um país em guerra contra as forças aliadas, governado por autoridades nacionalistas e militaristas. As instituições e organização política eram remanescentes do período Meiji. A figura do imperador como elemento de coesão para a identidade nacional era destacada, assumindo ares de culto quase divino. Perseguições religiosas e restrições à liberdade de opinião foram intensificadas à medida que a guerra avançava.

Ao sair da prisão, Josei Toda testemunhou o surgimento de um país radicalmente distinto. Derrotado na guerra, o Japão foi ocupado pelas forças aliadas sob o comando do general norte-americano Douglas MacArthur, que, gerenciando o processo de reconstrução do país, adotou medidas como a dissolução do Conselho de Apoio ao Império e a promulgação da Remoção de Restrições às Liberdades Políticas, Civis e Religiosas, instrumentos que levaram à abolição da Lei da Preservação da Paz,2 à libertação de prisioneiros políticos e à garantia da liberdade religiosa.

Dentre as medidas iniciais, destacam-se também a abolição do xintoísmo como uma religião de Estado, a garantia de liberdade de organização aos trabalhadores, a reforma agrária, a reforma educacional e o sufrágio feminino. Uma nova constituição foi promulgada em 1947, instituindo a monarquia constitucional, por meio da qual o imperador tinha funções apenas cerimoniais. O Japão renunciava ao uso da guerra como resolução de conflitos e foi proibido de manter forças armadas.

No período anterior à prisão, como discípulo de Tsunesaburo Makiguchi, a atuação de Josei Toda se concentrava no campo da educação e da liberdade de expressão. Em 1923, Toda sensei fundou a escola Jishu Gakkan destinada aos estudantes do ensino fundamental que se preparavam para o ensino secundário. No ano 1930, ele publicou duas obras: Um Guia Dedutivo para a Aritmética, que se tornou campeão de vendas, com mais de um milhão de cópias vendidas; e Sistema Pedagógico de Criação de Valor, de autoria do seu mestre, Tsunesaburo Makiguchi, marco de fundação da Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor, predecessora da Soka Gakkai (Sociedade de Criação de Valor)].

Nesse período também, Josei Toda elaborou revistas para estudantes e leitores jovens, tais como o periódico Shogakusei Nihon Gonen,3 publicado mensalmente de janeiro de 1940 a abril de 1942, que desafiou os censores e o espírito bélico da época apresentando um mundo de cultura universal aos estudantes.

Ao deixar a prisão, Josei Toda estabeleceu como sua missão de vida a propagação do Budismo de Nichiren Daishonin como forma de aliviar o sofrimento e levar esperança a uma população que, como ele, tinha de reconstruir a vida em um país arrasado pela guerra.

O processo de transformação individual por meio do desenvolvimento da autoconsciência e da compreensão a respeito da eternidade da vida e de sua dignidade foi denominado por Josei Toda de “revolução humana”.

Para atingir seu objetivo, ele reconstruiu a Soka Gakkai, dando-lhe um novo nome para ampliar o leque de atuação dela além do campo da educação. As diversas atividades empresariais nas quais se envolveu tinham como único propósito assegurar a autonomia financeira da organização. Quando isso foi possível, assumiu a presidência da Soka Gakkai como segundo presidente em 1951. Na ocasião, lançou o desafio de converter 750 mil famílias ao budismo, o qual foi concretizado com sucesso graças à sua luta incessante em conjunto com o discípulo Daisaku Ikeda.

Um traço marcante da vida de Josei Toda foi sua atenção voltada para os jovens, as mulheres e os segmentos mais destituídos da sociedade. Essa acolhida aos mais frágeis e àqueles que mais sofrem levou, inclusive, a Soka Gakkai a ser conhecida como “religião de pobres e doentes”.

O encorajamento e empoderamento dos jovens e das mulheres resultaram na criação da Divisão Feminina em junho de 1951, da Divisão Masculina e Feminina de Jovens em julho de 1951 e da criação dos grupos de aprimoramento desses jovens, o Suiko e o Kayo Kai. Além disso, a famosa Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, proferida por Josei Toda em 1957, foi apresentada em um encontro esportivo que reuniu 50 mil jovens.

No prefácio do romance Nova Revolução Humana, Ikeda sensei faz a seguinte referência a Josei Toda:

Meu venerado mestre ultrapassou muito além dos próprios limites para ouvir atentamente os prantos silenciosos das incontáveis pessoas comuns que, sem fim, padeciam, e ainda hoje sofrem, em meio a incessantes guerras e tirania. Ele bradou repetidamente: “Quero acabar com a miséria da face da Terra!”. Este era seu profundo desejo e sua firme determinação.4

Sem dúvida, a vida desse grande herói da Lei Mística representou fielmente o ideal de que “A grandiosa revolução humana de uma única pessoa, um dia, impulsionará a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade”.5 Neste período conturbado que vivemos, isso nos faz lembrar da nossa missão como promotores da paz e da luta pelo fim da miséria humana.

No topo: ilustração retrata o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda

Fontes:

Meiji Restoration. Encyclopedia Britannica. Disponível on-line em: https://www.britannica.com/event/Meiji-Restoration.

Brasil Seikyo, ed. 2.502, 1o fev. 2020, p. 6 e 7.

Brasil Seikyo, ed. 2.503, 8 fev. 2020, p. 12 e 13.

Notas:

  1. Comissão de Estudos sobre Consciência Política da BSGI: Grupo criado para a pesquisa e a produção de materiais que versam sobre cidadania e política à luz dos princípios budistas, dos escritos de Nichiren Daishonin e das publicações oficiais da Editora Brasil Seikyo.
  2. A acusação de terem violado a Lei da Preservação da Paz, ao recusarem o talismã xintoísta, levou Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda à prisão.
  3. Shogakusei Nihon Gonen: Literalmente, Estudantes do Ensino Fundamental do Japão (quinto ano).
  4. IKEDA, Daisaku. Prefácio. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 5-6.
  5. Idem. Prefácio. Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 17.Ilustração: Kenichiro Uchida

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO