Juventude de valor

ROTANEWS176 23/03/2024 09:35                                                                                                                                ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

Parte 1: Encorajamento de Ikeda sensei para os jovens vencerem seus desafios.

 

Reprodução/FotoRN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: Getty Images

Brasil Seikyo inicia esta série com reflexões e orientações de Ikeda sensei direcionados aos jovens (de todas as idades). Nesta edição, um conteúdo voltado para os que vivem os dramas do período juvenil, repleto de conflitos e, muitas vezes, de dúvidas sobre qual caminho seguir. Acompanhe também a continuidade da série nas próximas edições.

Triunfe com um sorriso

Ao mergulharmos nos anos de juventude de Ikeda sensei, deparamo-nos com suas angústias, principalmente aos 17 anos, quando assistiu ao término da Segunda Guerra Mundial. Sentia-se atormentado pelo vazio espiritual, que falava mais alto que o cenário natural reduzido a cinzas ao seu redor. Ele relembrava a situação de pobreza da família, dos irmãos mais velhos que foram recrutados para os campos de batalha, um deles não retornando com vida. Restrições financeiras e de tempo exigiam que trabalhasse dia e noite, enquanto continuava com os estudos.

A saúde não era boa, mas estava determinado a se devotar, de corpo e alma, ao trabalho. Às vezes, ao fazer entregas para a empresa na qual trabalhava, era necessário puxar um carrinho enorme na elegante área de Ginza [Tóquio, Japão]. Também tinha de se virar com uma única camisa, mesmo quando o vento frio do outono começava a soprar. Contudo, ressaltava o Mestre, “Nunca senti a mínima vergonha ou constrangimento por causa disso. Na verdade, encarava minhas adversidades como a história emocionante de um jovem que desafiava as dificuldades com um sorriso, e considerava-as até mesmo como fonte de orgulho”.1

A vida do jovem Ikeda mudou quando ele encontrou seu mestre, Josei Toda, aos 19 anos, entrando para a Soka Gakkai. Com base no juramento feito na juventude de se empenhar pela promoção da paz, junto com seu mestre, ele triunfou sobre tudo. Em novembro último, ele faleceu serenamente, aos 95 anos, deixando o legado de uma vida dedicada à paz, acreditando no precioso potencial dos jovens, incentivando-os sempre. Nas próximas páginas, destacamos alguns trechos de seus incentivos, separados por temas, na expectativa de fazer chegar ao coração da juventude brasileira.

Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.322, 7 maio 2016, p. B2.

Não temer as dificuldades

— De fato, todo o labor na juventude é muito precioso. É como acumular uma fortuna para a vida inteira. O presidente Toda me treinou com rigor, dizendo-me que deveria desafiar todos os tipos de dificuldades na juventude. Quando os negócios dele enfrentaram uma crise terrível, fiquei sem receber salário por muitos meses. Não tinha nem dinheiro para comprar um agasalho adequado para passar o inverno. Muitas vezes, mesmo às duas ou três horas da madrugada, ele me chamava para ir correndo à sua casa. Quanto mais grandioso é o mestre, maior é o rigor com que treina seu discípulo. Eu compreendi que ele agia dessa forma para meu próprio bem. Por isso, sentia profundo orgulho em poder servir ao presidente Toda. Escrevi as seguintes palavras em meu diário: “Mesmo que no futuro tenha de enfrentar uma sucessão de dificuldades, farei da honra de ter servido ao venerado mestre a mais suprema felicidade”. Cheguei à conclusão de que o ser humano evidencia seu real valor somente quando enfrenta os momentos cruciais da vida. Nessas circunstâncias, cultiva um caráter tão forte quanto o aço, saboreia as lágrimas da verdadeira vitória e torna-se capaz de realizar sua revolução humana.

Fonte:

IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 7, p. 150, 2018.

A descoberta da missão, entre lágrimas

Diário da minha juventude [Ikeda sensei, aos 21 anos]

Quinta-feira, 2 de junho de 1949.

Céu claro.

Juventude regada a lágrimas.

Lágrimas me fizeram descobrir uma força. Lágrimas me fizeram sentir jorrar do fundo do coração uma emoção inexplicável. Juventude, rica em poesia. Juventude, época de paixão e esforço. Agora, nos momentos preciosos da juventude, desejo expressar a obra de arte em minha vida, na literatura, na poesia e na música.

Oro para que a impulsividade da juventude não me leve para o caminho errado. Ultrapassar os obstáculos, cumprir minha missão, realizar a grande tarefa de salvar a humanidade, enfim, não há outro caminho senão cultivar uma fé inabalável no Gohonzon. Devo sempre manter na mente a suprema missão. Avançar rumo ao nascer glorioso do sol.

Todos se empenham para se destacar e não sou exceção. No entanto, os líderes do futuro devem ser totalmente capazes. Jamais devo esquecer a conduta dos eruditos e sábios do passado. O tempo avança a cada dia. Quero ser alguém que consiga acompanhar esse avanço, ou melhor, alguém que lidere esse avanço!

Fonte:

Série em quadrinhos inspirada no Diário da Minha Juventude, de autoria do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. In: Brasil Seikyo, ed. 2.145, 25 ago. 2012, p. A9.

Sem se comparar aos outros

Em resposta a um jovem que diz fingir ser o que não é para ser aceito e valorizado pelos outros.

Sejam vocês mesmos. O budismo ensina que nós podemos brilhar da forma mais radiante com um comportamento natural e sem fingimento. Ser sinceros, dedicados e honestos é a chave. As pessoas íntegras triunfam no final.

Vocês têm de pensar por si próprios em vez de ficar sentados esperando que alguém diga o que fazer. Devem tomar a iniciativa em vez de ficarem passivos. Essa simples mudança na atitude pode fazer com que manifestem uma ilimitada sabedoria.

Fonte:

Seja Você Mesmo. InBrasil Seikyo, ed. 2.191, 17 ago. 2013, p. D2.

Ah, o amor!

A preocupação de cada um a respeito de amor e relacionamentos difere. Depende da personalidade, da situação e do ambiente. Não há uma fórmula única para solucionar os problemas de todo mundo. Além disso, todos têm inteira liberdade para se apaixonarem ou se sentirem atraídos por alguém. Não cabe a ninguém mais, além de vocês próprios, decidir com quem sairão ou manterão um relacionamento.

O único conselho que gostaria de oferecer sobre o assunto, como um amigo mais velho, é que não deixem seu relacionamento fazê-los perder de vista a busca do tão valioso desenvolvimento pessoal. (…)

Um relacionamento saudável é aquele em que duas pessoas se incentivam reciprocamente a atingir seus respectivos objetivos, compartilhando, ao mesmo tempo, esperanças e sonhos. O relacionamento deve ser fonte de inspiração, fortalecimento e esperança para viver da maneira mais plena possível.

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2.333, 23 jul. 2016, p. B2.

Leia mais

Destacamos um material bem completo, com treze respostas de Ikeda sensei sobre relacionamento amoroso. As questões incluem dilemas como “Vale a pena abrir mão de tudo para viver um grande amor?”. Além disso, ele oferece orientações sobre como lidar com uma decepção amorosa ou quando o amor não é correspondido e como não cair na armadilha das diversas formas de relacionamento baseadas em modismos. Foi publicado no Brasil Seikyo, ed. 2.123, de 17 mar. 2012, caderno Desafios da Juventude, p. C2.

Acesse: https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2123/artigo/13-perguntas-ao-presidente-ikeda-sobre-relacionamento-amoroso/27530 

A oração ilumina o caminho

“Acontece de tudo durante a vida. Há épocas de dificuldades, épocas em que nos encontramos sem saída, épocas em que não podemos enxergar o que se encontra diante de nós. É exatamente por essa razão que precisamos fazer da oração a nossa base na vida. Somente com a espada do daimoku (a recitação do Nam-myoho-renge-kyo) é que podemos derrotar as funções malignas da vida. A oração é esperança. Ela é a alvorada da vida. Ela lança as sementes da felicidade. Aqueles que desafiam o futuro com a oração com certeza verão um contínuo melhoramento na vida.”

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 1.322, 3 jun. 1995, p. 3.

Superando a depressão

Em resposta à pergunta de um repórter sobre desafios dos que sofrem com problemas emocionais e psicológicos, sendo um deles a depressão, que dificulta sua interação com outras pessoas.

A vida é longa, por isso não há motivos para se apressar. Aqueles que passam por esses problemas psicológicos devem buscar ajuda profissional e receber o devido tratamento sem se preocupar com o tempo. A situação de cada um é diferente. Não existe uma prescrição ou remédio universal que vá curá-los. No entanto, há um ponto que quero deixar claro e enfatizar: vocês, que vivem em prol da Lei Mística, estão destinados a ser felizes!

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2.148, 22 set. 2012, p. B2.

Emprego e profissão

Em resposta à pergunta de um jornalista sobre os momentos em que as pessoas acham não ser seu novo trabalho o que esperavam e questionam se devem permanecer nele, Ikeda sensei pondera:

Ao se deparar com essa situação, o importante é não guardar o problema consigo e tomar uma decisão precipitada. Nesses momentos é que se deve buscar o conselho de alguém de confiança.

O fato é que nem todos encontram o emprego ideal logo de início. Isso pode lhes causar uma sensação de que seus sonhos estão se distanciando da realidade do trabalho.

Embora pareça monótono e sem desafios, domine o básico, pois essa é a maneira de se preparar para o sucesso no futuro. Empreender-se em pequenas tarefas longe dos holofotes é a grande oportunidade para formar e desenvolver seu caráter.

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2.151, 13 out. 2012, p. B2.

Ardente esperança

Para fechar essa primeira parte da série “Juventude de valor”, oferecemos um poema composto pelo Mestre aos 19 anos, logo após conhecer o presidente Josei Toda. Essas palavras têm sido grande fonte de inspiração para todos ao longo dos anos. Apreciem!

Ardente de esperança,

enfrento as ondas bravias.

Embora esteja vestido

pobremente,

e mesmo que os outros

zombem de mim

ou me ridicularizem,

eu manterei a coragem.

Apenas me observem vencer!

Impelirei a mim mesmo:

“Primeiro, trabalhe duro

com toda a sua vigorosa força.

Mesmo que alguns

o desprezem,

sorria sempre.

Com o coração flamejante,

avance firme e seguro

pelo caminho

que escolheu”.

Sorrindo com ardor

e serenidade,

diante da árdua

estrada à minha frente,

e hoje novamente

avançarei

contemplando o céu,

que está no alto

de um futuro

cheio de esperança.

Fonte:

Lutei e Comprovei a Grandiosidade do Meu Mestre. In: Brasil Seikyo, ed. 2.151, 13 out. 2012, p. B2.

Leia mais

Sugestões de obras do Clube de Incentivo à Leitura (CILE) da Editora Brasil Seikyo voltadas para os jovens:

Acesse o site: www.cile.com.br 

Para ouvir:

Confira podcasts com conteúdos voltados aos jovens:

Jovem, Seja a Esperança da Sociedade! Aqui você vai encontrar poesia, música e reflexões. Publicado em 24 nov. 2021. https://brasilseikyo.com.br/podcast/programa/3/episodio/jovem-seja-a-esperanca-da-sociedade/82 

Ter uma Nobre Juventude Publicado em 2 fev. 2020. https://brasilseikyo.com.br/podcast/programa/4/episodio/11-ter-uma-nobre-juventude/11

Desafio da Juventude Publicado em 16 out. 2019. https://brasilseikyo.com.br/podcast/programa/4/episodio/1-desafio-da-juventude/1

Diário da Juventude Publicado em 7 jan. 2022. https://brasilseikyo.com.br/podcast/programa/13/episodio/diario-da-juventude/23

Foto: Getty Images

FONTE: JORNAL BRASOL SEIKYO