Juventude Soka do Brasil é campeã

ROTANEWS176 23/03/2024 09:20                                                                                                                                ESPACIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

O objetivo do movimento dos 100 mil jovens humanistas é conquistado em 16 de março, mas ainda não acabou.

 

Reprodução/Foto-RN176 Divisão dos Estudantes da RM São Gonçalo

Ikeda sensei orienta:

Budismo significa ser vitorioso. Uma vez que nos envolvemos em uma batalha, é vital conquistarmos a vitória final empregando as melhores estratégias e a melhor linha de liderança possível. Esse é o espírito da Soka Gakkai.1

Sempre com o espírito invencível, a Juventude Soka da BSGI, em 16 de março, registrou mais uma etapa de vitórias com a concretização dos 100 mil jovens humanistas pertencentes a essa rede de incentivo mútuo.

Essa conquista se deve à união de todas as divisões, que promoveram diálogos sobre diversos assuntos, encontros em parques, encontros individuais para compartilhar a filosofia da esperança e os ideais que aprendemos com o presidente Ikeda.

O movimento não acaba por aí

Reprodução/Foto-RN176 Encontro realizado no parque da cidade comemorativo a vitória da RM São Gonçalo

A rede do humanismo tem por objetivo a consolidação dos 100 jovens em cada distrito. Até maio, quando ocorrerá a Convenção Comemorativa da Juventude Soka, tudo é possível.

A seguir, confira como a RM São Gonçalo e a RM Manaus, bem como outras organizações, realizaram a pré-convenção rumo ao mês de maio.

Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 1.773, 27 nov. 2004, p. C8.
Vitória total
RM São Gonçalo

Como falar sobre o budismo em um local público? Os membros da RM São Gonçalo, Rio de Janeiro, decidiram explorar o bairro e adotaram o lema #OrgulhoDeSerRMSãoGonçalo. A atividade foi realizada na Praça Estephânia de Carvalho, mais conhecida como Praça Zé Garoto. Com o envolvimento de todos da organização, a atividade teve como tema de diálogo o conceito budista da “unicidade da vida e seu ambiente (esho-funi).

Reprodução/Foto-RN176 Atividade realizada para a Divisão dos Estudantes de Manaus

“Realizamos um piquenique com música e diálogos sinceros, baseado no conceito de esho-funi, comunicamos a vitória da RM na luta dos cem jovens por distrito e logo depois externamos nossa criatividade e sentimentos com muitas cores e pintamos um grande mural. Todos saíram felizes e entusiasmados para os próximos encontros!”, compartilham Jéssica Barreto e Isabella Zacharias, responsáveis pela Divisão dos Jovens da RM São Gonçalo.

Futuro garantido
RM Manaus

Já no coração da Amazônia, membros e convidados se encontraram na Sede Regional de Manaus para a atividade da Juventude Soka da localidade voltada para a Divisão dos Estudantes. Com o tema “Oferecer o seu Melhor”, os estudantes aprenderam com a dinâmica realizada como cápsula do tempo. Os presentes ouviram relato de um estudante que compartilhou seu intercâmbio no Japão.

Veja como foi a pré-convenção da Juventude Soka nas organizações

Um dos temas do diálogo foi sobre o sentimento de doação. Envoltos por esse alegre ambiente, foi realizada a cerimônia de conversão, incluindo a de mais três estudantes, e a concessão de Gohonzon.

“Com enorme sentimento de gratidão, a passagem do dia 16 de março, Dia do Kosen-rufu, como jovens campeões que desejam passar o bastão do espírito invencível a todos os presentes na atividade, pois a esperança nasce do espírito de nunca desistir. Em meio aos desafios diários, não é fácil ser sempre gentil e benevolente. Mas é por meio desse esforço que criamos as oportunidades para nos transformar e nos desenvolver.

E é justamente por não ser fácil que essa conquista se torna ainda mais significativa e nos faz manifestar a gratidão. Minha decisão rumo a 26 de maio em São Paulo é dedicar todos os meus esforços, incentivar e visitar os jovens, criando rede de amizade e de valores para o kosen-rufu da RM Manaus”, declara Luana Castro, responsável pela Divisão dos Estudantes da RM.

Abraçando todas as oportunidades, as organizações locais estão empenhadas em oferecer o melhor para os jovens que participarão no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, SP, e nos distritos de todo o Brasil que estarão conectados. Apresentamos a iniciativa da Sub. Centro, da CRC.

Os membros e líderes da Sub. Centro vêm recitando três horas de daimoku às quartas-feiras, e a Divisão dos Jovens teve a iniciativa de acrescentar um diálogo com temas do Budismo de Nichiren Daishonin e da Soka Gakkai.

Com esse sentimento, em conjunto com a DS e a DF, surge um local maravilhoso dentro da própria Sub.: a sede particular Novo Horizonte, situada próxima dos Arcos da Lapa, no centro do Rio, facilitando a participação de todos os que desejam orar e levar seus convidados.

Reprodução/Foto-RN176 Na RM São José dos Campos, foi realizado um intercâmbio entre seus distritos. Ao todo, 44 pessoas foram visitadas, entre membros e convidados

A Sub. Centro é composta por duas RM, Cidade Nova e Centro. Semanalmente, é alternada a coordenação por RM na promoção do diálogo embasado no estudo do budismo, propiciando aprimoramento de liderança e utilizando os periódicos da BSGI. Nesses encontros, sempre há um relato relacionado ao tema para incentivar e reforçar a prova real deste budismo Soka.

Ao final de cada encontro, oferecem algo para levar (frase, recorte do BS ou da TC), algo para degustação (bombom, biscoito) e o resumo do diálogo para ficar na memória (palavras que toquem o coração).

Preparativos para a Convenção da Juventude Soka em maio

Reprodução/Foto-RN176 União dos integrantes das cinco divisões da Sub. Centro visando à Convenção Comemorativa de maio

Os encontros têm sido um sucesso, com todas as pessoas saindo felizes e decididas a praticar o budismo. Convidados manifestaram o desejo de receber o Gohonzon. Além disso, jovens estão retornando às atividades por conta desses encontros.

Todos estão muito felizes com o desejo de corresponder a cada dia mais ao Mestre!

Fique ligado!

Em abril, a Divisão dos Estudantes da BSGI celebrará 33 anos de fundação. A comemoração será na reunião de palestra, mas a organização também pode realizar outras atividades voltadas somente aos estudantes, além de realizar um grande movimento de visitas. Vale reforçar que os estudantes também fazem parte do movimento dos cem jovens por distrito. Veja mais dicas na próxima edição do BS.

No topo: Divisão dos Estudantes da RM São Gonçalo

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO