Legado eterno

ROTANEWS176 12/08/2023 13:00                                                                                                                          NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Participantes do Distrito Brazlândia seguem unidos na expansão de pessoas valorosas, honrando a luta dos veteranos.

 

Reprodução/Foto-RN176 Reunião do Bloco Setor de Chácaras

Brazlândia é a segunda cidade satélite mais antiga do Distrito Federal, a aproximadamente 50 quilômetros do Plano Piloto. Ela abriga cerca de 54 mil habitantes na zona urbana e 34 mil na zona rural. Nesses dois polos, encontramos os membros da Soka Gakkai que integram uma comunidade e um distrito de nome idêntico ao do município. Os dois blocos existentes atualmente são o Vila São José, mais na área urbana, e o bloco Setor de Chácaras, com os participantes de ambos os blocos unidos com o objetivo de fortalecer a estrutura, oferecendo incentivo direto às famílias na prática da fé com visitas familiares, atividades direcionadas ao estudo de ação e muito diálogo.

O Distrito Brazlândia integra a Área Taguá Norte e, desde fevereiro, conta com as lideranças jovens nomeadas e em pleno vigor, assumindo a dianteira das programações. Motivo de extrema alegria para os veteranos Bruno Cesar Alves de Azevedo e Aiko Miura, respectivamente, líder do distrito e responsável pela Divisão Feminina (DF).

Reprodução/Foto-RN176 Visita promovida aos jovens no Bloco Vila São José, tendo Ana Yukari ladeada por Gabriel Akito, Marcos Vinicius, e os irmãos Lucas e Bruno Alves – Foto: Colaboração local

“Estamos trazendo um a um os membros, muitos da terceira e quarta gerações de praticantes, que passam a entender com a vida a missão e o legado de seus antecessores”, enfatiza Aiko. Já Bruno fortalece os meios pelos quais essa organização de base vem assentando sua força: estudo e mais estudo, procurando nas explanações oferecidas por Ikeda sensei a fonte de vitória diante das dificuldades.

Com esse apoio essencial, as lideranças jovens se sentem confiantes na promoção de atividades. Estão também buscando o aprimoramento na carreira profissional para contribuir da melhor forma. Gabriel Akito Okamoto, vice-responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) do distrito, como professor do idioma japonês, se propõe a inspirar outras pessoas por meio do seu esforço. Nativo do Japão, veio para o Brasil aos 12 anos. “Não sabia nada de português e tive de aprender às pressas. Com muito esforço, ingressei na faculdade pública na área de meu conhecimento. Agora, sou formado, atuo na profissão e meu objetivo é expandir ainda mais e poder incentivar os jovens da Gakkai.”

Reprodução/Foto-RN176 Momento de integração DF/DFJ: da esq. para a dir., Sumiko Miura, Marileide Lopes, Fátima Gomes, Bruna Alves (ao fundo), Iraina Cerqueiro e Daniele Pereira – Foto: Colaboração local

Na liderança das meninas do distrito está a nova responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ), Daniele Pereira dos Santos Moreira. Ela integra a Soka Gakkai há oito anos, embora tenha conhecido o budismo na adolescência. “Fiquei encantada com os membros, que, independentemente da idade, são sempre cordiais e simpáticos uns com os outros. Parecia que tinha encontrado um lugar onde me sentia à vontade, ou melhor, em casa. Nesses oito anos, esse sentimento é sempre renovado a cada encontro com os membros nas atividades da BSGI”, relata Daniele.

Reprodução/Foto-RN176 Na entrega do BS no pós-pandemia, da esq. para a dir., estão Aiko Miura, Ana Yukari, Daniele Pereira, Darah Nóbrega e Carla Lorena – Foto: Colaboração local

Apesar de ser a única praticante na família, reforça, sempre recebeu o apoio dos membros do distrito quanto ao incentivo para os sonhos nutridos no coração. “Consegui fazer faculdade”, vibra, manifestando gratidão. “Quero apoiar e incentivar os membros, assim como meus veteranos fizeram por mim, e para que nosso distrito se desenvolva cada vez mais”, determina. São constantes as visitas que realiza junto com a responsável pela DF do distrito. “Várias jovens estão retornando ao convívio Soka. Uma grande vitória”, celebra Aiko. Ela, que mora em uma chácara, abre a casa aos animados e envolventes encontros de diálogo, “para criar e fortalecer os laços de amizade”.

Outra grande conquista para os líderes do distrito centra-se nas pessoas valorosas que se levantam e assumem o movimento na base, com histórias de vida para lá de inspiradoras. No Bloco Vila São José, o depoimento vem de Bruna Alves, vice-responsável pela DF. Ao iniciar a prática do budismo em 2015 e superar uma depressão profunda, sua condição de vida se expandiu. “Desafiar uma grande revolução humana na minha família e na minha comunidade, para que as pessoas possam sentir, vivenciar o que o Budismo de Nichiren Daishonin pode fazer na vida delas.”

Reprodução/Foto-RN176 Rebeca Ogawa e sua shakubuku Patricia Magalhães – Foto: Colaboração local

E no Setor de Chácaras, a responsável pela DF, Rebeca Massumi Ogawa Arnor, relata que, apesar de ter nascido numa família budista, ficou afastada da organização por 25 anos. “Mas retornei às minhas origens em 2019, quando recebi meu Gohonzon”. A partir de então, segue com os companheiros do distrito, com o objetivo de “junto com os membros, vencer em todos os aspectos”. Para tanto, todas as terças realizam o Daimoku da Vitória com foco na aplicação das “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai”. “Também objetivamos transformar nosso distrito em uma área e, para isso, oramos o daimoku do rugido do leão todos os dias. Avançar sem deixar ninguém para trás!”

Reprodução/Foto-RN176 Vitor, 8 anos, lê o BS para a bisavó Yuriko Ogawa – Foto: Colaboração local

Como as lideranças de bloco visualizam amplo crescimento da organização, por meio do fortalecimento de cada família, vislumbra-se um futuro de triunfo e solidez, tal qual têm em mente os líderes do Distrito Brazlândia, com base no estudo para fortalecer a prática dos membros. Eles têm na mira as pessoas das pequenas cidades do entorno do município, que receberão o abraço dos membros Soka para se unirem ao dinâmico avanço de coração a coração em curso. “O legado de nossos veteranos não será em vão. Vamos transmitir essa herança da Lei Mística para toda a região”, selam as lideranças


No topo: reunião do Bloco Setor de Chácaras

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO