Limão emagrece mesmo? 7 motivos para incluir a fruta na dieta

ROTANEWS176 E POR SAÚDE EM DIA 30/04/2023 07:50

Médico nutrólogo revela que as vantagens vão muito além da imunidade.

 

Reprodução/Foto-RN176 Benefícios do limão / Foto: Shutterstock

Quando falamos em benefícios do limão, provavelmente, você já deve pensar na imunidade. Afinal, assim como a maioria das frutas cítricas, nosso amigo verdinho também é rico em vitamina C, nutriente famoso por ajudar o corpo contra gripes e resfriados.

No entanto, os benefícios do limão vão muito além disso. Sendo assim, para comprovar esse fato, o médico nutrólogo, Dr. Fernando Cerqueira, especialista em emagrecimento e performance, separou alguns motivos para você incluir a fruta na dieta. Confira:

Benefícios do limão

  1. Ajuda o corpo a se desintoxicar

O limão sozinho não é capaz de emagrecer. Mas, ele é um importante coadjuvante na desintoxicação do organismo, por possuir fibras alimentares em sua composição. O que ajuda na saciedade, favorecendo o processo digestivo”, revela o nutrólogo.

  1. Reduz o inchaço

Além disso, essa desintoxicação citada pelo Dr. Cerqueira também auxilia no bom funcionamento intestinal. “O consumo de limão impede a constipação e a prisão de ventre. Fazendo com que a pessoa fique menos inchada”, completa.

  1. Combate a retenção de líquido

Além disso, a ingestão de limão também ajuda o organismo a expelir o excesso de líquido armazenado. Ou seja, fator que contribui diretamente para a saúde e o bem-estar. “É um ótimo diurético no qual as toxinas são descartadas através da urina”, diz o médico.

Seu corpo agradece

  1. Rico em diversas vitaminas e minerais

Em seguida, o consumo adequado da fruta pode evitar inúmeras carências nutricionais. “É bem rico em vitamina C, vitamina A, ferro e possui outros componentes antioxidantes, como: polifenóis, limonoides e ácido cafeico”, revela o Dr. Cerqueira.

  1. Aumenta a imunidade

Toda essa abundância em nutrientes deixa o organismo pronto para combater possíveis infecções. “Ele age em nosso organismo como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe, resfriados e até anemias”, afirma.

  1. Faz bem para o coração

Se você aumentar o consumo de limão, seu coração vai agradecer. A fruta também é rica em potássio – importante mineral, que auxilia na baixa da pressão arterial. Faz reduzir as chances de infarto e AVC no organismo”, conta o nutrólogo.

  1. Possui grande versatilidade

“O limão pode ser consumido misturado em água – no qual a pessoa vai ingerindo durante o dia – em sucos, como limonada, e temperos de saladas.  Algumas pessoas têm sensibilidade ao ácido cítrico. Então, é melhor ficar atento à dores de cabeça, alterações na pele ou dores gastrointestinais”, finaliza o Dr. Cerqueira.

Mais notícias sobre:benefícios do limãodestaquelimãotrends