Menstruação atrasada? Conheça os primeiros sintomas de gravidez

ROTANEWS176 17/12/2023 17h00

O atraso do ciclo menstrual é o sinal de alerta que mais chama atenção das mulheres. Saiba quais são os sintomas de uma gravidez.

 

Sua menstruação atrasou e você está desconfiada de uma possível gestação? Geralmente, um dos primeiros sintomas de gravidez é mesmo o atraso no ciclo menstrual, mas existem diversos outros alertas dados pelo corpo que podem indicar a fecundação do óvulo. No geral, é importante conhecer o seu corpo e realizar um teste para ter certeza do que está realmente acontecendo.

Reprodução/Foto-RN176 Menstruação atrasada? Conheça os sintomas de gravidez – Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Menstruação atrasada é sempre sinal de gravidez?

Não. Afinal, a lista de possíveis causas para o atraso menstrual é grande. A ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Luana Ariadne Ferreira Zanchetta Souza, aponta as principais razões que podem podem fazer a menstruação chegar uns dias mais tarde:

Desequilíbrios hormonais pelo uso irregular do anticoncepcional oral ou da pílula do dia seguinte;

Situações emocionais, como estresse e ansiedade;

Variações bruscas de peso;

Excesso de atividade física;

Efeitos da síndrome dos ovários policísticos;

Quadros infecciosos.

Então, quais são os sintomas da gravidez?

Algumas mulheres podem passar toda a gravidez sem apresentar sintomas. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, os sinais mais comum são:

Aumento dos seios;

Enjoos/vômitos;

Mais sono;

Mais fome;

Aumento da frequência urinária;

Maior sensação de cansaço.

Algumas mulheres são mais sensíveis às mudanças hormonais ou possuem condições que favorecem a exacerbação de determinados sintomas, aponta o ministério. Além disso, esses sintomas também não garantem a ocorrência de uma gestação. Por isso, após perceber um ou mais sinais de alerta, o recomendado é fazer um teste de gravidez. Em caso de resultado positivo, é preciso procurar uma unidade de saúde para iniciar a rotina pré-natal.

FONTE: SAÚDE EM DIA