Morre Glória Maria, ícone do jornalismo brasileiro, e Globo se manifesta

ROTANEWS176 E POR RD1 02/02/2023 09:08                                                                                                          Por Luiz Fábio Almeida

Reprodução/Foto-RN176 Glória Maria morreu nesta quinta em hospital (Imagem: Divulgação / Globo)

Uma das maiores jornalistas do Brasil, Glória Maria morreu no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (2). A apresentadora deixa duas filhas adolescentes, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14, que foram adotadas em 2009, após uma viagem à Bahia.

A causa da morte ainda não foi confirmada, mas ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2019. A informação veio por parte da Globo, que se manifestou em comunicado.

A emissora carioca afirmou que o câncer da jornalista foi tratado com sucesso com imunoterapia e destacou que ela sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, que também “teve êxito inicialmente”.

Entenda como tudo aconteceu com a jornalista Glória Maria:

RN176;  Metástase cerebral: entenda a progressão do câncer de Glória Maria

RN176; – Glória Maria viajou por mais de 163 países e tinha o sonho de ir para Lua

Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, completou o comunicado.

Glória Maria e o seu pioneirismo na TV brasileira

A apresentadora, que estava afastada da Globo nos últimos meses, foi pioneira em várias ocasiões. Para começar, ela foi a primeira profissional a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurou ainda a era da alta definição da televisão brasileira.

Glória trabalhou em telejornais da Globo como o Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio. No Jornal Nacional, foi destaque em várias reportagens, como da posse de Jimmy Carter em Washington e, no Brasil, durante o período militar, ela entrevistou chefes de estado.

A partir de 1986, passou a integrar a equipe do Fantástico, do qual foi apresentadora de 1998 a 2007.

A repórter também ficou muito conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos, além das entrevistas épicas com grandes estrelas mundiais, como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.