Novo Passat alemão agora é só perua; adeus sedã! Mas por que?

ROTANEWS176 01/09/2023 11h55                                                                                                                                  Por Sergio Quintanilha

Volkswagen apresenta nova geração do Passat alemão em Munique e decide parar a produção do sedã.

 

Reprodução Foto-RN176 Novo Volkswagen Passat Variant Foto: VW / Guia do Carro

O novo Passat alemão está totalmente novo! Limpo e poderoso, o design é claramente o de um Passat, que estreia a nova geração no Salão de Munique 2023. Mas não é só isso. A Volkswagen decidiu manter somente o Passat perua e não vai mais fabricar o sedã.

O novo Passat será lançado como uma perua versátil no primeiro trimestre de 2024. Com mais de 34 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Passat é o segundo Volkswagen mais vendido de todos os tempos, depois do Golf e à frente do Fusca.

Reprodução Foto-RN176 Novo Volkswagen Passat Variant Foto: VW / Guia do Carro

Mas, afinal, por que VW Passat agora é só perua? O Passat alemão sedã deixa de ser fabricado porque em seu lugar a Volkswagen oferece o novíssimo sedã elétrico ID.7. Ou seja: o sedã é o futuro tecnológico, a perua é o passado melhorado. O Salão de Munique acontece de 5 a 10 de setembro.

A nova gama do Volkswagen Passat alemão, agora somente na configuração Passat Variant, terá três novos motores plug-in e híbridos moderados e cinco variantes de motores turboalimentados a gasolina e a diesel com foco na eficiência.

Reprodução Foto-RN176 Novo Volkswagen Passat Variant Foto: VW / Guia do Carro

O carro terá novo controle adaptativo de chassi (DCC Pro) e novos bancos ergoActive (com massagem pneumática nos pontos de pressão). O cockpit também é novo e os sistemas digitais pretendem aumentar a conectividade e o conforto nas viagens. O carro é feito na plataforma MQB evo, uma evolução da atual.

Os dois motores híbridos plug-in (eHybrid) têm potência de sistema de 150 kW (204 cv) e 200 kW (272 cv). A nova bateria de 19,7 kWh possibilita autonomia totalmente elétrica de cerca de 100 km. Esta distância transforma o novo Volkswagen Passat Variant num veículo elétrico para a vida cotidiana.

Reprodução Foto-RN176 Novo Volkswagen Passat Variant Foto: VW / Guia do Carro

A potência de carregamento passou de 3,6 kW para com 11 kW. O Passat Variant eHybrid pode ser carregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido DC. Além disso, a combinação do motor elétrico e do novo e económico motor a gasolina turboalimentado (1.5 TSI evo2) proporciona alcance de cerca de 1.000 km.

Reprodução Foto-RN176 Novo Volkswagen Passat Variant Foto: VW / Guia do Carro

Outra novidade do Passat alemão é um motor híbrido leve de 48V (eTSI com 150 cv) que transforma energia cinética em energia elétrica e permite “desacelerar” sem usar o motor a combustão.

Reprodução Foto-RN176 Novo Volkswagen ID.7 elétrico, que “matou” o Passat sedã Foto: VW / Guia do Carro

Dois motores turbo a gasolina de (204 cv e 265 cv), bem como três motores turbo diesel 2.0 TDI 122 cv, 150 cv e 193 cv completam a gama de motorizações. O câmbio automático de dupla embreagem (DSG) está em todas as versões. As versões com potências de 265 cv e 193 cv vêm com o sistema de tração integral 4Motion. Todas as outras têm tração dianteira.

FONTE: GUIA DO CARRO