NY a Londres em 1h30? Nasa anuncia avião supersônico mais rápido que Concorde

ROTANEWS176 26/08/2023 11h59

Novo jato comercial da Nasa pode chegar a quase 5.000 km/h.

 

Reprodução/Foto-RN176 Ilustração de aeronave comercial de passageiros altamente supersônica da Boeing Foto: Boeing

A Nasa pretende levar passageiros comerciais de Nova York a Londres em menos tempo do que os voos normais. A agência espacial americana anunciou esta semana que tem explorado “negócios para viagens aéreas supersônicas de passageiros”.

A nave promete velocidades alucinantes entre Mach 2 e Mach 4, ou cerca de 2.470 km/h a 4.900 km/h – facilmente duas vezes mais rápida que a velocidade máxima de Mach 1,8 ou 1.915 km/h de um caça F/A-18.

De acordo com a Nasa, a próxima fase de sua pesquisa sobre viagens aéreas de alta velocidade está em andamento: dois contratos de 12 meses concedidos à Boeing, Rolls-Royce e outros para ajudar a conceituar o novo jato e construir um “roteiro tecnológico”.

“Realizamos estudos de conceito semelhantes há mais de uma década em Mach 1,6-1,8, e os roteiros resultantes ajudaram a orientar os esforços de pesquisa da Nasa desde então, incluindo aqueles que levaram ao X-59”, disse Lori Ozoroski, gerente de projeto do Projeto de Tecnologia Supersônica Comercial da Nasa.

“Esses novos estudos irão atualizar a visão dos roteiros tecnológicos e identificar necessidades de pesquisa adicionais para uma faixa mais ampla de alta velocidade.”

Segundo a agência, os estudos explorarão as possibilidades de viagens aéreas, delinearão riscos e desafios e identificarão as tecnologias necessárias para tornar as viagens Mach 2-plus uma realidade.

Neste ano, a Nasa concluiu seu silencioso avião de teste supersônico X-59, projetado para abafar seus próprios estrondos sônicos; o programa que servirá de inspiração para o novo projeto do jato.

O X-59  está programado para realizar seu primeiro voo de teste ainda este ano.

FONTE: BYTE