“O Polo pegou”, diz CEO da Volks (mas ainda não é um Gol)

VEJA: O VÍDEO FEITO PELO GUIA DO CARRO DO POLO TRACK! – 

ROTANEWS176 30/08/2023 06h10                                                                                                                              Por Sergio Quintanilha

Há apenas um ano, o Volkswagen Polo era apenas o 63º colocado no ranking geral de vendas; hoje disputa a liderança dos hatches.

 

Reprodução/Foto-RN176 Ciro Possobom, CEO da Volkswagen: “O Polo pegou”. Foto: Montagem: Sergio Quintanilha (fotos VW) / Guia do Carro

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, tomava um café na Ala 17 da fábrica da Anchieta, na manhã de 24 de agosto, quando alguém ao seu lado comentou sobre o recente desempenho comercial do Volkswagen Polo. Possobom abriu um sorriso e comentou: “O Polo pegou”.

Segundo o executivo da VW do Brasil, finalmente a marca alemã tem novamente um carro competitivo no segmento B-Hatch, que historicamente foi dominado pelo Gol. Afinal, há apenas um ano, em agosto passado, o Volkswagen Polo tinha uma média de venda mensal de apenas 290 unidades. Hoje a média é de 7.700 carros por mês.

Os números do Polo dão razão a Ciro Possobom. Em apenas um ano, o carro não conseguia se classificar nem entre os 60 mais vendidos do país. Hoje briga com o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix pela liderança entre os automóveis de passeio.

Julho foi um mês fora da curva

Para analisar o comportamento comercial do Polo, entretanto, é preciso separar o mês de julho, quando o hatch da Volkswagen obteve 16.470 registros e deu um banho até no Fiat Strada.

Segundo apuramos, foi uma tática de venda em massa combinada com uma locadora que tem participação da própria VW do Brasil, embalada pelo generoso incentivo que o governo Lula deu às montadoras em junho e julho. Mas isso acabou. Com o fim do subsídio, a picape Strada acabou com as ilusões de liderança geral do Polo.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Polo Track: metade das vendas do modelo vem desta versão Foto: VW / Guia do Carro

Em agosto, a queda de emplacamentos do Polo é brutal. Sai de uma média de 531 emplacamentos/dia em julho para 239 emplacamentos/dia no mês seguinte. Se considerarmos que há um ano o Polo suava para conseguir 290 emplacamentos no mês, de fato “o Polo pegou”, mas nem tanto.

Média mensal do Gol era superior

Os números de agosto mostram que ainda falta alguma coisa para o Polo ser tão vitorioso dentro da Volkswagen como o Gol. Em julho e agosto do ano passado, quando ninguém dava a mínima pelo Polo, o Gol liderava o ranking com 11.925 e 11.719 vendas, respectivamente. Média de 11.800 (aproximada).

Para chegar à boa média do Gol em julho/agosto do ano passado, o Polo ainda precisa crescer em média 4.100 carros/mês. Como dissemos acima, sua média atual, contando com o mês abençoado de julho, é de 7.700 carros/mês.

Não vai ser tão fácil. Em agosto, segundo as estimativas do Guia do Carro, o Volkswagen Polo deve fazer entre 7.400 e 7.800 vendas. No momento da publicação deste artigo estava com 6.700. Deve ser suficiente para bater mais uma vez o HB20 e o Onix, mas para chegar a ser um Gol/2022 ainda não.

Que “o Polo pegou” é fato. Só não sabemos ainda qual é o seu verdadeiro potencial de vendas. Vai depender das próximas táticas de marketing da Volkswagen.

RN176; Veja ao vídeo do Polo Track do Guia do Carro, apresentado por  Sergio Quintanilha que descrever o novo Polo Track. Deixe a sua opinião do novo visual do polo?

 

FONTE: GUIA DO CARRO