Os segredos da vida sexual da misteriosa rã-leopardo

ROTANEWS176 E POR BBC NEWS  15/07/2023 04h12                                                                                                Por Helen Briggs – Da BBC News

Esta espécie é amplamente desconhecida pela ciência, apesar de ter sido descoberta há mais de um século.

 

Reprodução/Foto-RN176 Rã-leopardo Foto: ISIS IBAÑEZ / BBC News Brasil

Cientistas enfrentaram um calor de 50°C e cobras venenosas para encontrar uma rã com “manchas de leopardo” praticamente desconhecida — e aprender como ela se reproduz.

Pesquisadores argentinos estão lutando para proteger a pequena rã de Santa Fé, que está ameaçada devido à destruição de seu habitat em uma das florestas mais secas do mundo, o Chaco Seco.

Eles descobriram que o animal se esconde em cavernas, saindo apenas para achar um companheiro para se reproduzir. E, pela primeira vez, os cientistas conseguiram encontrar girinos da espécie.

Reprodução/Foto-RN176 Camila Deutsch, Gabriela Agostini e Sofia Perrone são as cientistas envolvidas Foto: I IBANEZ / BBC News Brasil

“Não foi uma jornada fácil até agora, mas estamos determinados a fazer o que pudermos para garantir o futuro deste maravilhoso anfíbio”, disse Isis Ibañez, que lidera o projeto das rãs de Santa Fé, baseado em Buenos Aires.

A rã de Santa Fé (Leptodactylus laticeps) é amplamente desconhecida pela ciência, apesar de ter sido descoberta há mais de um século.

Encontrada apenas na Argentina, Bolívia e Paraguai, esta rã agora é rara devido ao desmatamento das florestas tropicais secas em que vive.

Os pesquisadores montaram armadilhas fotográficas para localizar as rãs de cores vivas e estudar seu comportamento.

A maioria dos anfíbios atrai companheiros coaxando alto em um lago, riacho ou pântano, mas esta espécie vive no subsolo.

A equipe descobriu que os machos saiam ao anoitecer para anunciar sua presença e depois voltavam para suas tocas com as fêmeas interessadas.

Reprodução/Foto-RN176 Cientistas trabalhando no escuro em busca da rã Foto: CAMILA DEUTSCH / BBC News Brasil

Depois de cavar por horas à noite, os cientistas finalmente encontraram evidências de ovos e girinos pela primeira vez.

Investigar o comportamento reprodutivo da rã é o primeiro passo para protegê-la na natureza.

Ao chamar a atenção para a situação do anfíbio, os pesquisadores esperam destacar a biodiversidade do Chaco Seco — e outros animais em risco de extinção.

“Esta espécie é um exemplo claro de por que temos que defender a floresta no Chaco Seco”, disse Camila Deutsch, integrante da equipe.

“Não temos muito tempo.”

Os cientistas também estão em contato com líderes comunitários locais, caçadores e agricultores para aprender mais sobre o animal e como melhor protegê-lo.

Reprodução/Foto-RN176 O Gran Chaco tem uma paisagem mista de florestas baixas e secas e savanas Foto: Getty Images / BBC News Brasil

O Gran Chaco é uma grande extensão de florestas e planícies que se estende por partes da Bolívia, Argentina e Paraguai.

A floresta do Chaco foi gradualmente desmatada nas últimas décadas para dar lugar a terras agrícolas e fazendas.

Ela tem uma das maiores taxas de desmatamento do planeta, embora atraia menos atenção do que sua vizinha — a Floresta Amazônica.

A área foi chamada de “impenetrável” e até mesmo de “inferno na Terra” por sua falta de acessibilidade e temperaturas extremas, que podem chegar a 50°C durante o dia, além de pouquíssima chuva.

No entanto, a vida selvagem prospera nestas condições adversas, incluindo centenas de diferentes pássaros, mamíferos, répteis e anfíbios.

“É uma floresta seca com uma biodiversidade incrível”, diz a cientista Gabriela Agostini.

Reprodução/Foto-RN176 A cientista Isis Ibañez com uma rã de Santa Fé Foto: G. AGOSTINI / BBC News Brasil

Os anfíbios estão em alto risco de extinção. Um fungo patogênico tem devastado populações em todo o mundo há cerca de 40 anos.

Os animais também estão sob pressão por conta da perda de habitat e da caça.

O projeto de estudo e preservação da rã de Santa Fé é apoiado pelo Conservation Leadership Programme (CLP) — uma iniciativa dirigida pelas entidades Fauna & Flora, BirdLife International e a Wildlife Conservation Society.

BBC News Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.