Polo Track é bom e robusto; vai substituir o Gol com dignidade

ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 16/02/2023 10h11

Já dirigimos o inédito Volkswagen Polo Track, uma variação simplificada do Novo Polo, que agrada bastante na dirigibilidade.

 

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Polo Track Foto: VW / Guia do Carro

Rodamos 384 km com o Volkswagen Polo Track, o inédito hatch de entrada que chegou para substituir o Gol. Nesse trajeto, fizemos metade ao volante, passando por estradas de pista dupla, rodovias de pista simples, pista sinuosa, serra, subida íngreme, descida radical, asfalto liso e piso ruim, além de pista molhada. A outra metade foi no banco do passageiro.

Nessa primeira experiência já podemos afirmar: o Polo Track é bom, robusto, silencioso, econômico, confortável, bonito, bem construído e está apto a substituir o Volkswagen Gol com dignidade. Tudo isso num carro 1.0 aspirado?

Sim, tudo isso e mais. O Polo Track é tão estratégico para a Volkswagen do Brasil que mereceu grande atenção por parte do board da VW na Alemanha. Afinal, o Gol não era apenas um mito; era uma mina de ouro, o carro que pagava as contas quando todos os outros passavam por crises. Por isso, a Volks caprichou no Polo Track.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Polo Track Foto: VW / Guia do Carro

É possível analisar o Polo Track sob dois aspectos: como um Gol melhorado ou como um Novo Polo piorado. Francamente, apesar de uma ausência que vai dar o que falar, ele seria diminuído se fosse visto como um Polo piorado e é muito mais do que um Gol melhorado.

O VW Polo Track tem 4,079 m de comprimento, 1,751 m de largura, 1,471 m de altura e 2,566 m de altura. São as mesmas medidas do Novo Polo, com exceção de duas: o vão livre do solo foi elevado em 1 cm (166 mm) e o ângulo de entrada foi ligeiramente melhorado (+1 grau). Isso para permitir ao Polo Track rodar nos piores caminhos do Brasil, como o velho e aposentado Gol.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Polo Track Foto: VW / Guia do Carro

Como o Polo Track ficou mais alto, a engenharia da Volkswagen modificou a suspensão traseira para deixar o carro mais assentado (fez ajustes diferentes nas molas e nos amortecedores). O carro ficou bom em todas as situações. É robusto e roda de forma suave, com grande capacidade de absorver as irregularidades do piso. Não há batidas secas na suspensão, nem ruídos incômodos.

O Polo Track como um todo tem uma sonoridade impecável. Mesmo quando rodando a 4.000 rpm, o motor 1.0 aspirado de 77/84 cv (gasolina/etanol) não incomoda o habitáculo. O câmbio manual de 5 marchas, MQ200-5F, faz um casamento primoroso com o motor MPI. A potência máxima surge a 6.450 rpm e o torque máximo (101 Nm) está disponível a 3.000 giros.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Polo Track Foto: VW / Guia do Carro

As marchas estão bem escalonadas. A primeira não é muito curta e segura as pontas nas subidas muito íngremes, pois a segunda marcha é um tanto longa e o giro cai nas piores solicitações. Em quinta marcha, em velocidade constante, o Polo Track chega a fazer 17 km/l de gasolina. Os engates são precisos. Dá algum prazer dirigir o novo hatchback, apesar do desempenho bastante limitado.

O porta-malas tem 300 litros, o que é um ganho diante dos 263 que o Gol acomodava. O espaço interno é digno e a posição de dirigir surpreende por ser muito boa, apesar de não haver qualquer ajuste no volante de direção. Mérito para os bancos, que são confortáveis, com o apoio de cabeça na mesma peça do encosto.

O tanque de combustível é um pouco menor do que o do Gol (55 contra 52 litros), mas o alcance ficou em bons 780 km. Os números oficiais de consumo são interessantes. Segundo o Inmetro, o Polo Track faz 13,5 km/l de gasolina na cidade e 15 na estrada. Com etanol, faz 9,3 km/l na cidade e 10,5 na estrada.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Polo Track Foto: VW / Guia do Carro

A Volkswagen fez um trabalho primoroso na suspensão do Polo Track e também deu especial atenção a itens de segurança. O novo hatch de entrada da marca tem 4 airbags, limpeza dos discos de freio, bloqueio eletrônico do diferencial, indicação de uso do cinto de segurança, assistente de freio hidráulico, alerta de frenagem de emergência e controles de estabilidade e tração, além de isofix.

O Polo Track pesa 1.054 kg, portanto é apenas 16 kg mais leve do que o Novo Polo e 45 kg mais pesado do que o Gol. Porém, ele é fabricado numa plataforma muito mais moderna, a MQB, que substituiu a defasada PQ-24 em Taubaté, SP. Assim, o carro de entrada da Volks agora é muito mais refinado.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Polo Track Foto: VW / Guia do Carro

Ganha dos rivais no conjunto da obra e traz os seguintes equipamentos: direção elétrica, ar-condicionado automático, vidros dianteiros e travas elétricas, chave canivete com controle remoto, banco do motorista com ajuste de altura, abertura do porta-malas na cabine, tomada 12V e pneus 185/65 R15 (as rodas são de aço, pretas, com bonitas calotas pretas).

O carro ficou digno no aspecto visual. De qualquer ângulo que é visto, agrada. Por dentro é moderno como o Novo Polo. Os acabamentos são caprichados. É tudo plástico duro, pois é um carro de entrada, mas com diferentes texturas e bom aspecto.

O Polo Track chega em apenas uma versão de R$ 79.990. Porém essa configuração foi feita apenas para o lançamento e vem com alguns equipamentos que serão retirados do carro e vão virar opcionais dentro de algum tempo.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Polo Track Foto: VW / Guia do Carro

A Volkswagen não disse quanto vai custar o pacote Rádio Media Plus II, que tem entradas USB-C, rádio Media Plus II, computador de bordo, volante multifuncional, quatro alto-falantes e antena de teto. Sentiu falta de algo? Multimídia, é claro. Não tem e não terá, pois a Volks não quis canibalizar o Polo MPI, que já vem com sistema de som Composition Touch com App-connect e custa R$ 84.490.

O Polo Track de lançamento custa o mesmo que custava o Gol. Sem esse pacote, ficará pelado mesmo e (esperamos) mais barato. A Volkswagen pretende oferecer o Polo Track pelado para frotistas, pois muitos não querem oferecer a mínima distração para seus motoristas. Mas é possível que isso mude.

Agora aguardamos a oportunidade de passar um período maior com o Polo Track. Ele ficou muito bonito nas cores Cinza e Preto, mas agrada também nas cores Prata e Branco. Não há outras cores, que ficaram reservadas para o Novo Polo. Nossa primeira impressão, entre Guarulhos e a Pedra do Baú, em Campos do Jordão, SP, é que o Polo Track substituirá o Gol com a dignidade que o velho campeão de vendas merece.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Polo Track Foto: VW / Guia do Carro

Ficha técnica

Motor: 1.0 aspirado 16V

Potência: 77 cv (g) e 84 cv (e) a 6.450 rpm

Torque: 94 Nm (g) e 101 Nm (e) a 3.000 rpm

Câmbio: 5 marchas MT

Tração: 4×2 (dianteira)

Suspensão: independente (d) e eixo de torção (t)

Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)

Direção: elétrica

Comprimento: 4,079 m

Largura: 1,751 m

Altura: 1,471 m

Entre-eixos: 2,566 m

Peso: 1.054 kg

Carga útil: 395 kg

Porta-malas: 300 litros (VDA) ou 365 litros (volume)

Tanque: 52 litros

Km/litro cidade: 13,5 (g) e 9,3 (e)

Km/litro estrada: 15,0 (g) e 10,5 (e)

Melhor consumo: 6,6 litros/100 km

0 a 100 km/h: 13s4

Velocidade máxima: 169 km/h

Emissão de CO2: 90 g/km

Classificação no Inmetro: B