Por que o fermento faz a massa crescer: confira no TudoGostoso

Confira no TudoGostoso por que o fermento faz a massa crescer e veja receitas incríveis de bolos e pães!

ROTANEWS176 E TUDOGOSTOSO 23/01/2018 17:49                                                                                          Marcela Barros

Reprodução/Foto-RN176   Bolo de cenoura com cobertura de chocolate e granulado Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Parece mágica: um pouquinho de fermento na massa garante um bolo ou pão volumoso e fofinho! Se não é mágica, por que o fermento faz a massa crescer ? O TudoGostoso vai te explicar o motivo hoje! Primeiramente, vamos esclarecer o que é o fermento: ele é composto de leveduras (fungos microscópicos) que se alimentam do açúcar. As leveduras são formadas por apenas uma célula e se reproduzem de forma assexuada. Elas são usadas na produção de bebidas e alimentos, como a cerveja e o vinho e também são utilizadas no processo de fermentação do pão.

SAIBA MAIS

Bolo salgado de arroz com recheio de carne moída: confira a receita

Bolo mousse de maracujá: receita completa

Bolo de maracujá com calda: confira a receita do TudoGostoso

Bolo simples fofinho

Reprodução/Foto-RN176   Confira por que o fermento faz a massa crescer Foto: Shutterstock / TudoGostoso

 Como a massa cresce

Quando a temperatura da massa é elevada, as leveduras se reproduzem e se alimentam do açúcar e do amido que existe na farinha de trigo. Então, elas liberam gás carbônico, que faz a massa crescer, e liberam álcool, que dá sabor ao pão ou bolo. O fermento que utilizamos em muitas receitas geralmente é o em pó, cujas leveduras não estavam ativas, se reproduzindo. Elas ficam ativam quando a água ou outro líquido são adicionados à receita.

Reprodução/Foto-RN176   Massa crua de pão Foto: Shutterstock / TudoGostoso

 Receitas de pães e bolos

Agora que você já sabe por que o fermento faz a massa crescer, que tal se animar e preparar alguma receita incrível com esse ingrediente? No TudoGostoso, você encontra diversas receitas de bolos e pães! Entre os bolos mais amados pelos nossos usuários estão o bolo de cenoura, bolo gelado, bolo de fubá, bolo de fubá cremoso e bolo de chocolate. Gosta de fazer pães? Confira as receitas de pão de batata, pão caseiro, pão sem glúten e pão de sardinha.