‘Provão Paulista’: Tarcísio lança nova prova de vestibular para alunos do ensino estadual

ROTANEWS176 E POR TERR 11/07/2023 09h48

A nova modalidade vai oferecer acesso a 13 mil vagas em cursos superiores no Estado de São Paulo.

 

Reprodução/Foto-RN176 O governador Tarcísio de Freitas lançou a nova modalidade de vestibular com a presença de estudantes da rede pública Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou nesta segunda-feira, 10, uma nova modalidade de vestibular para os alunos da rede estadual de ensino que querem ingressar nas universidades públicas do Estado. O chamado “Provão Paulista” vai funcionar de maneira seriada, com aplicação de uma prova em todos os anos do Ensino Médio, e deverá oferecer acesso a 13 mil vagas em cursos superiores.

A nova avaliação já começará a ser aplicada em novembro deste ano, com questões de múltipla escolha e redação. O teste poderá ser utilizado como acesso a vagas nas universidades públicas e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de São Paulo, para início do curso em 2024.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, nesse momento inicial o acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada por alunos nos Provões Paulistas dos dois anos finais do ensino médio. Para 2025, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

A aplicação da prova será feita presencialmente nas escolas estaduais, em data única, assim como os outros vestibulares. A Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) aceitarão o ingresso pelo Provão.

Além de facilitar a entrada no ensino superior, a Secretaria da Educação avalia que o Provão Paulista servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio da rede estadual. A iniciativa também será um instrumento de combate ao abandono e à evasão escolar.