Queda de pássaros no México pode ter sido impulsionada por predador

VÍDEO: DA MORTE NA INTEGRA DOS CABEÇA-AMARELA! –

ROTANEWS176 E POCNN 18/02/2022 14:38                                                                                                            Por Megan Marples

Moradores de Chihuahua, no México, acordaram com a visão de centenas de pássaros mortos em frente suas casas

Reprodução/Foto-RN176  Polícia Seccional de Álvaro Obregón / vídeo redes sociais

Um enxame de centenas de pássaros caiu no chão do lado de fora de sua casa. As carcaças estavam espalhadas na rua, as aves mortas com o impacto.

Essa é a visão com a qual um punhado de pessoas acordou em Chihuahua, México, em 7 de fevereiro.

Milhões em todo o mundo ficaram chocados com o massacre quando as imagens das câmeras de segurança foram divulgadas, mas isso deixou as pessoas com mais perguntas do que respostas.

“A causa deste incidente bizarro e preocupante é, honestamente, uma incógnita neste momento”, disse Carlos Botero, professor assistente de biologia da Universidade de Washington em St. Louis.

A filmagem não mostrou todo o enxame de pássaros, mas Botero supôs que eles poderiam ter voado através de uma nuvem de produtos químicos letais. Autópsias dos espécimes de aves mortas precisam ser concluídas para determinar se esse foi o caso, disse ele.

Um predador também poderia ter feito os pássaros voarem freneticamente, acrescentou Botero.

Richard Broughton, ornitólogo do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, tinha quase certeza de que a manobra era evitar um predador como um falcão peregrino.

“Os pássaros formam bandos apertados, chamados de ‘murmúrios’, que giram no céu para tentar confundir o falcão para que ele não possa escolher um alvo”, disse Broughton, especialista em aves por e-mail.

Para combater essa estratégia, o falcão mergulha direto no bando de pássaros para separar um alvo, explicou Broughton. Quando isso acontece, os pássaros tentam evitá-lo.

No vídeo, os espectadores provavelmente estão vendo os pássaros tentando escapar de um predador que os atacou de cima, disse ele. Os pássaros desceram, mas alguns não conseguiram chegar rápido o suficiente, acrescentou Broughton.

Supondo que a marcação de tempo de 19h42, horário local no vídeo, seja precisa, as aves provavelmente estavam deixando seu poleiro noturno nas proximidades, disse Andrew Farnsworth, pesquisador associado sênior do Laboratório de Ornitologia da Universidade Cornell (LOUC), em Ithaca, Nova York.

Além da teoria predatória, Farnsworth sugeriu que um barulho alto assustando os pássaros era outra possibilidade. Isso já aconteceu no passado com outras espécies de aves, disse ele.

Quão comum é esse comportamento?

É muito raro que os pássaros caiam no chão e não é um comportamento normal, disse Botero.

Há outras ocorrências de pássaros que morrem devido a colisões abruptas, disse Farnsworth.

Em 1999, cerca de 110 reis, um tipo de grande pato marinho, foram encontrados mortos na ilha de Baffin, no Canadá. Não havia nenhum obstáculo em seu caminho, então é provável que eles tenham caído por causa da má visibilidade, o que pode ser atribuído às cataratas em seus olhos, segundo um estudo.

Em 1985 e 2003, dezenas de gansos foram encontrados mortos em campos no sul de Manitoba, Canadá. Os pesquisadores inicialmente pensaram que eles estavam envenenados, mas os ferimentos graves que os gansos sofreram sugeriram que eles poderiam ficar desorientados nas noites sem lua ou assustados por uma tempestade.

O que são esses pássaros?

Especialistas identificaram as aves como grúnas-de-cabeça-amarela, aves migratórias que vivem no oeste e nas pradarias da América do Norte. No inverno eles formam grandes bandos, que foi o que foi capturado em vídeo.

O eBird, um banco de dados online de observações de pássaros, no LOUC rastreia o padrão de migração desses pássaros em um mapa enquanto eles voam para o sul do México no inverno e depois voltam para os Estados Unidos e Canadá no verão. Na época em que a filmagem foi gravada, a maioria das aves estaria no México, com algumas espalhadas no sudoeste dos Estados Unidos.

RN176; Veja  o momento da revoada e a queda de morte dos pássaros registrada pela câmeras de segurança da Cidade de Chihuahua no México. Dê sua opinião dessas morte sofrida pelos grúnas-de-cabeça-amarela?