Sangramento da gengiva: saiba o que fazer e como prevenir

ROTANEWS176 E POR 29/102022 10h10

A inflamação na gengiva provoca sangramentos indesejados e pode ser ainda mais séria do que se imagina

 

Reprodução/Foto-RN176 A escovação feita com muita força e o mau uso do fio dental também podem causar o sangramento das gengivas. Foto: Pexels

O sangramento da gengiva é um dos transtornos mais comuns e afeta até 60% da população mundial ao longo da vida. A principal razão para este distúrbio é o acúmulo de placa, que pode causar a gengivite.

A inflamação na gengiva provoca sangramentos indesejados e pode ser ainda mais séria do que se imagina. Ela aparece devido a remoção inadequada de placa dos dentes e pode evoluir para o tártaro, tornando-se o que chamamos de periodontite.

A escovação feita com muita força e o mau uso do fio dental também podem causar o sangramento das gengivas. Para esses casos, uma visita ao dentista, onde será realizada a remoção da placa e do tártaro, deve resolver o problema.

Quando o sangramento é ocasional e não está associado a grandes alterações na aparência da gengiva, basta melhorar as técnicas de higiene bucal para resolver o incômodo. Já nos casos em que ele é permanente e não diminui mesmo com os cuidados orais, é recomendado ir a um especialista para que ele realize um diagnóstico completo.

Se o problema persistir mesmo após o tratamento dentário, é necessário investigar outras causas, entre elas infecções, leucemia, escorbuto e deficiência de vitamina K no organismo.  Nesses casos, procure o auxílio de um clínico geral, cardiologista ou infectologista.

Fonte: FFEste conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.