Ser ou ter um bom amigo?

ROTANEWS176 23/03/2024 10:10                                                                                                                                  INCENTIVO DO LÍDER                                                                                                                                                Por Roberta Guimarães de Sá

Reprodução/Foto-RN176 Desenho humano para ilustração da mateéria

Um dos meus maiores tesouros da vida é ter um mestre. Cresci nos jardins Soka e, mesmo com várias dificuldades, seguir os incentivos de Ikeda sensei é como se a escuridão estivesse indo embora. Os incentivos do Mestre me impulsionam a cultivar um caráter forte, a ser vitoriosa e a jamais desistir.

Recordo-me da minha infância, ao lado da família. Tínhamos muitos desafios que poderiam comprometer um futuro brilhante para mim. Entretanto, com a sincera prática da fé e os incentivos da minha mãe, que constantemente estava sorrindo e fazendo com que eu despertasse o meu melhor, fui me aprimorando cada vez mais. Além disso, algo que aprendi com Ikeda sensei é sobre a questão de ser um bom amigo, e de ter bons amigos — esse também é um grande tesouro que a Gakkai me proporcionou.

Em um incentivo, nosso mestre compartilha:

Ter bons amigos é como estar equipado com um poderoso motor auxiliar. Quando deparamos com um despenhadeiro ou um obstáculo, podemos encorajar uns aos outros e encontrar forças para continuar a avançar com vigor.1

Em minha juventude, com todas as emoções e angústias de uma jovem, atuei em um grupo horizontal que despertava em mim o meu melhor, mesmo não entendendo que, às vezes, eu tinha esse “algo melhor”. Estar ao lado de pessoas que me incentivavam e aprender com aquelas que me ensinavam, isso fez com que eu fortalecesse e almejasse a minha felicidade absoluta e a felicidade de todos ao meu redor.

Na organização, encontrei diversas oportunidades, junto com os preciosos jovens da minha localidade. Posso afirmar que essa relação é como um diamante polindo o outro. Mas como? Simples. Estar disposta a receber treinamento e revolucionar a vida por meio da sincera prática da fé. Esse ambiente de incentivo mútuo permitiu que eu jamais deixasse de sonhar e alcançasse meus objetivos na vida, incluindo criar a harmonia familiar, conquistar minha profissão, constituir minha preciosa família e jamais me afastar do caminho de mestre e discípulo. Ikeda sensei sempre me motivou a sonhar, e a influência dos bons amigos e veteranos contribuíram para meu desenvolvimento. Graças aos meus companheiros, meus amigos, fui estimulada desde criança a vencer e a acreditar no meu potencial e nos meus sonhos.

Talvez você esteja pensando: “Aonde essa garota quer chegar com esse texto?”. Meu desejo é que todos os meus amigos Soka vençam, impulsionados pela memória e pelo treinamento do nosso mestre, com forte determinação e senso de missão. Determinar, orar e agir — isso parece simples, mas depende do nosso coração. Por essa razão, devemos sempre estar conectados com os incentivos de Ikeda sensei, dialogar e estar aberto a aprender, e nos lembrar qual é o palco da nossa missão junto com nossos amigos.

Finalizo com um incentivo do meu amigo e meu mestre da vida:

Em todas as eras foram a força e a paixão dos jovens que moveram a época e construíram a nova história. O kosen-rufu deve ser concretizado pelos jovens emergidos da terra que despontam vigorosamente em sucessão. Não existe palco mais esplendoroso e valioso que esse na juventude. Desejo que cada um deixe para a posteridade a resplandecente e jubilosa história de ter se dedicado ao máximo e feito o melhor em sua época no palco de sua missão sem que reste nenhum arrependimento.2

Respondendo à pergunta do título: é melhor escolher os dois. Sejamos bons amigos, com forte convicção na fé.

Roberta Guimarães de Sá

Coordenadora da Divisão dos Jovens de coordenadoria
Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 494, out. 2009, p. 60.
    2. Brasil Seikyo, ed. 2.366, 8 abr. 2017, p. B2.

Ilustração: Getty Images

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO