Três lugares para tomar um café e visitar os acervos da Pinacoteca e do Museu da Língua Portuguesa

ROTANEWS176 22/07/2023 05h00                                                                                                                              Por Chris Campos

Os cafés do complexo cultural do Jardim da Luz tem atrativos que vão além das opções do cardápio.

 

Reprodução/Foto-RN176 Café no terraço do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo Foto: Reprodução/Instagram/@cafe_museudalinguaportuguesa

Ao visitar o complexo cultural do Jardim da Luz, que inclui a Pinacoteca, a Pina Contemporânea e o Museu da Língua Portuguesa, não se esqueça de dar um pulinho nos cafés de cada um dos museus. Além de comidinhas e bebidas, eles oferecem atrativos como a vista exuberante a partir do terraço do café do Museu da Língua Portuguesa ou a possibilidade de um almoço com jeito de férias no café da Pinacoteca, que tem uma área aberta dentro do Jardim da Luz.

OS CAFÉS DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

O museu coladinho na Estação da Luz tem dois cafés: um no térreo e outro aberto recentemente no terraço do prédio. O primeiro tem como diferencial o projeto que abraça as colunas originais da edificação e as portas de madeira que separam o café das plataformas da estação de trem mais famosa da cidade, construída entre 1895 e 1901, com projeto arquitetônico do inglês Charles Henry Driver.

Um bom lugar para uma paradinha estratégica entre uma atração e outra do circuito cultural da Luz. Serve os básicos: café, pão de queijo, doces, chás gelados, sucos, cervejas e vinhos. Também é possível pedir uma salada ou uma massinha no local.

Dentro da café funciona a lojinha do Museu da Língua Portuguesa, com itens como camisetas, ecobags marcadores de livros e outros clássicos das lojas de museus.

No terraço do museu, o café aberto à céu aberto, com vista para as árvores do Jardim da Luz, já virou ponto favorito das selfies com o famoso relógio da Estação da Luz ao fundo. Ali você também vai encontrar a placa em homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) que assina o projeto do Museu da Língua Portuguesa. Dá para pedir um café com um bolinho de fubá e calda de goiabada, tomar uma água ou provar mini muffins de queijo por ali. E, claro, fazer a foto com o relógio.

Flor Café (térreo) – aberto de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

Flor Cafe (terraço) – aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. Acesso pelo museu R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia). Entrada gratuita aos sábados, acesso pelo portão A

CAFÉ PINA CONTEMPORÂNEA

O Café da Pinacoteca Contemporânea foi inaugurado em maio de 2023. Serve cafés variados, sucos, diferentes tipos de salgados, como pão de queijo e pão de batata, além de doces. Fica no mezanino do novo edifício. Localização que faz do salão envidraçado uma espécie de observatório. É possível contemplar a partir do café todos os ângulos da bela arquitetura da Pina Contemporânea. O café também tem um simpático terraço aberto em que é possível tomar um café ou suco ao ar livre. Uma simpática parada para antes ou depois da visita ao acervo da mais nova ala da Pina.

Aberto de domingo a segunda, das 10h às 18h: Avenida Tiradentes, 273

CAFÉ DA PINACOTECA

Um café com jeito de férias na cidade, especialmente se você escolher uma das mesas da área externa voltada para o Jardim da Luz. Dá para pedir refeições leves, como as disputadas saladas da casa, tortas e lanches. Ou optar por um prato no capricho, como as batatas gratinadas com filé mignon. Serve também doces e um bom sortimento de cafés.

Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO