Tudo em casa: companhia privada da China encomenda 30 jatos C919 da estatal COMAC

ROTANEWS176 E POR AIRWAY 15/07/2023 18:40                                                                                                        Por Thiago Vinholes

Suparna Airlines assina acordo com a empresa de leasing chinesa para alugar 30 jatos C919.

 

Reprodução/Foto-RN176 O jato chinês COMAC C919 vai concorrer com o Boeing 737 e o Airbus A320 (COMAC)

Companhia aérea chinesa de controle privado, a Suparna Airlines assinou nesta semana um contrato com a empresa de leasing conterrânea SPDB Financial Leasing para alugar 30 aeronaves C919 fabricadas no país pela COMAC, informou a agência China Daily.

C919 entrou em serviço em maio deste ano com a China Eastern Airlines. Segundo a publicação chinesa, até o final de maio o jato da COMAC recebeu 1.035 pedidos de empresas locais e estrangeiras. Por ora, um avião está em serviço e o segundo é preparado para a entrega para a mesma companhia, que encomendou cinco aeronaves do tipo.

O contrato de arrendamento dos aviões foi fechado na quarta-feira (12) na província de Hainan, onde fica a sede do HNA Group. O conglomerado privado chinês, envolvido em diversos negócios, detém 85% das ações da Suparna Airlines.

A introdução de 30 aeronaves na frota será um grande salto para a Suparna. A divisão comercial da empresa chinesa, fundada em 2003, opera atualmente oito jatos Boeing 737-800 e dois 787-9 Dreamliner. A companhia também atua no transporte de cargas com três “Jumbos” 747-400.

Reprodução/Foto-RN176 Reprodução/Foto-Rn176 Boeing 747-400 cargueiro da Suparna Airlines (Alf van Beem via Creative Commons)

Tudo em casa

No mercado para competir com a dupla Airbus A320 e Boeing 737, o COMAC C919 é um avião construído essencialmente para abastecer a demanda do mercado chinês. Exportações do jato devem acontecer em alguns anos, para companhias do Oriente e de países aliados politicamente com a China – como oportunidades na África, Oriente Médio, Rússia e quem sabe até na América do Sul.

A introdução em grande escala do C919 é algo que também deve levar algum tempo para acontecer, bem como a certificação do avião em outros países. A produção do avião usa componentes fundamentais importados de fornecedores do Ocidente, como os motores e sistemas aviônicos. O envio regular desses itens, porém, depende do sabor do ventos geopolíticos.

Reprodução/Foto-Rn176 Os fornecedores do C919: empresas ocidentais dão suporte ao jato chinês

Mais do que um produto, o C919 é uma conquista valiosa para a China e balança as estruturas do mercado aeroespacial global. Se for minimamente bem sucedido no mercado de aviação chinês, os pedidos de A320 e 737 no país podem diminuir.