Vida grandiosa dedicada à paz

ROTANEWS176 23/03/2024 09:30                                                                                                                                  ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Após empenhar-se incansavelmente pela construção de um mundo pacífico com base nos princípios do Budismo Nichiren, Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, faleceu serenamente em 2 de abril de 1958, confiando a concretização do kosen-rufu aos jovens.

 

Reprodução/Foto-RN176 Josei Toda em pé ao lado do seu mestre, Tsunesaburo Makiguchi.

Josei Toda nasceu no dia 11 de fevereiro de 1900, na cidade de Kaga, província de Ishikawa, Japão. Quando criança, recebeu o nome de Jin’ichi. Em 1902, sua família numerosa, que vivia basicamente da pesca e do transporte, se muda para Hokkaido. Ele era o sétimo filho e foi uma criança muito empenhada nos estudos.

Aos 17 anos, inspirado por seu falecido irmão, Sotokichi, Josei Toda decide abraçar a carreira educacional. Ele conheceu seu mestre, Tsunesaburo Makiguchi, primeiro presidente da Soka Gakkai, em 1920.

Em 1928, Tsunesaburo Makiguchi abraça o Budismo de Nichiren Daishonin e começa a seguir esse ensinamento. Ao tomar conhecimento dessa filosofia, Josei Toda acompanha seu mestre e inicia a prática budista. Makiguchi percebe proximidade entre sua forma de pensar e o Budismo Nichiren e fortalece a teoria pedagógica à qual vinha se dedicando havia anos.

Em 18 de novembro de 1930, Toda sensei lança o primeiro volume da obra Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor], de autoria de Makiguchi, fato que marca a fundação da Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor].

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Toda sensei e Makiguchi sensei foram presos. O governo militar japonês havia imposto como religião oficial o xintoísmo e, após negar veementemente a sua adoção, os líderes da Soka Gakkai foram detidos em julho de 1943. Devido aos maus-tratos e severa desnutrição, Tsunesaburo Makiguchi faleceu na prisão.

Um mês antes do cessar-fogo, em 3 de julho de 1945, Josei Toda foi solto e encontrou um Japão devastado pela guerra. Mesmo com o estado de saúde precário, ele decidiu se levantar sozinho para reconstruir a organização, que passa a ser denominada Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor].

Encontro com seu fiel discípulo

Em meio à reconstrução da organização, Josei Toda conheceu um jovem que se tornaria seu fiel discípulo e mudaria a história do kosen-rufu mundial: Daisaku Ikeda. O rapaz sofreu com os males da guerra, perdendo o irmão mais velho durante o combate e resolveu buscar uma visão correta da vida. Então, participou de uma palestra da Soka Gakkai em 14 de agosto de 1947, seu primeiro encontro com Toda sensei.

Naquele dia, Josei Toda explanou o escrito Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra. Ao término da explanação, o jovem fez uma série de perguntas e, diante das respostas claras e coerentes de Toda sensei, sentiu que poderia confiar nele. Dez dias depois, em 24 de agosto, Daisaku Ikeda se converteu ao Budismo de Nichiren Daishonin.

Josei Toda viveu de forma grandiosa e seus feitos ainda impactam as atividades da Soka Gakkai em todo o mundo. Em sua posse como segundo presidente da organização, em 3 de maio de 1951, determinou a expansão da Soka Gakkai e lançou o ousado objetivo de concretizar 750 mil famílias. Na época, a organização possuía pouco mais de 3 mil membros.

Reprodução/Foto-RN176 Caminhando com o jovem discípulo Daisaku Ikeda no Festival dos Jovens, realizado no campo de atletismo da Universidade Nihon (Tóquio, set. 1956)

Grandioso legado

Entre as ações para alcançar sua meta, iniciou a publicação do jornal Seikyo Shimbun, em 20 de abril de 1951, no qual começou a escrever em série o romance Revolução Humana e lançou a Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin (Nichiren Daishonin Gosho Zenshu), em 28 de abril de 1952, em comemoração dos setecentos anos de fundação do Budismo de Nichiren Daishonin.

Em 8 de setembro de 1957, Josei Toda proferiu a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, que se tornou uma diretriz do movimento da Soka Gakkai em prol da paz. Na declaração, ele condena o uso das armas nucleares, considerando-as um “grande mal” que tira da humanidade o direito à vida.

Em dezembro daquele ano, Toda sensei concluiu a maior realização de sua existência, concretizando mais de 750 mil shakubuku.

No dia 16 de março de 1958, percebendo seu frágil estado de saúde, decidiu realizar uma cerimônia de transmissão do bastão espiritual do kosen-rufu para 6 mil membros da Divisão dos Jovens. Após alcançar suas metas de vida, faleceu serenamente no dia 2 de abril de 1958, em meio às cerejeiras em flor que permeavam o país nessa época.

Daisaku Ikeda descreve os sentimentos que se passavam em seu coração no dia da morte do seu mestre:

A vida de um grande herói da Lei Mística, uma figura monumental do kosen-rufu, chegou ao fim. Mas sensei deixou uma extensão de sua vida, e está para começar o segundo ato da batalha decisiva para tornar realidade os princípios budistas na sociedade. Eu me levantarei!1

Em outra ocasião, o presidente Ikeda salienta:

Ele [Josei Toda] confiava sinceramente em mim, embora eu fosse 28 anos mais novo que ele. “Não posso confiar em ninguém mais a não ser em você”, ele dizia. (…) Sinto profunda e eterna gratidão por meu mestre. Este é o caminho de mestre e discípulo na Soka Gakkai — um belo laço espiritual. Desejo agora transmitir esse espírito aos jovens em quem deposito máxima confiança.2

Ikeda sensei encerrou sua nobre existência em 15 de novembro de 2023 e, conforme ele expressa nessas palavras, assim como se levantou desde a juventude para tornar realidade cada um dos sonhos do seu mestre, Josei Toda, é chegado o momento de os discípulos assumirem a missão pela concretização do kosen-rufu mundial, herdando o legado dos Três Mestres Soka.

No topo: Josei Toda em pé ao lado do seu mestre, Tsunesaburo Makiguchi.

Fontes:

Brasil Seikyo, eds. 2.502 a 2.505, 1o, 8, 15 e 29 fev. 2020, p. 10-13.

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Diário da Juventude: A Jornada de um Homem Dedicado a um Nobre Ideal. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 459.
    2. Brasil Seikyo, ed. 1.934, 5 abr. 2008, p. A3.

Fotos: Seikyo Press

FONTE:JORNAL BRASIL SEIKYO