Viver com o Gosho: volume 18 (parte 3)

ROTANEWS176 23/03/2024 10:00                                                                                                                                DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Ilustração: Kenichiro Uchida

No litoral, a madeira é considerada um tesouro, e nas montanhas, assim é considerado o sal. Durante a seca, a água é valorizada como um tesouro, e na escuridão, uma lamparina. As mulheres estimam o marido como tesouro, e os homens olham para a esposa como a própria vida.

Oferecimentos em meio à Neve1

A Soka Gakkai brilha com o tesouro do coração

Em novembro de 1973, Shin’ichi Yamamoto falou na Convençao de Líderes da Província de Tokushima sobre os maiores tesouros da atualidade.

Afirmando ainda que aquilo que as pessoas apreciam como o tesouro mais importante depende do lugar e das circunstâncias em que elas vivem, ele discorreu sobre qual seria o tesouro mais valioso da época atual:

— Em todos os lugares do mundo, as pessoas estão sentindo a perda da humanidade e do senso de propósito na vida. Esta também é descrita como uma época atolada em crises intelectuais e filosóficas. Em virtude disso, a humanidade, a esperança e a vitalidade são os tesouros de nossa era. E a filosofia do budismo, na qual as pessoas podem confiar e com a qual podem contar para manifestar esses tesouros, compõe o tesouro mais precioso e fundamental de todos. Todos esses tesouros existem dentro da Soka Gakkai. Basta verificarem a bela e radiante humanidade dos membros que, a despeito de seus próprios problemas e preocupações, oram e empreendem ações pelo bem do próximo. Basta observarem como eles se erguem intrepidamente das profundezas do desespero e da tristeza, evidenciando ardente esperança e vitalidade ao lutar para construir a própria vida e prestar uma contribuição positiva para a sociedade. Para descobrir a fonte desses tesouros, deve-se buscar o Budismo Nichiren, que esclarece a Lei suprema da vida e a filosofia da dignidade humana. Nós, da Soka Gakkai, estamos praticando este budismo e demonstrando provas reais de sua veracidade em nossa vida cotidiana.

(Trechos do capítulo “Avanço”)

O Sutra dos Reis Benevolentes também diz: “Quando uma nação cai em desordem, são os demônios quem primeiro mostram sinais de violência. Como esses demônios se tornam violentos, as pessoas também ficam perturbadas.

Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra2

Derrotar a natureza negativa inerente à vida humana

Na reunião geral em dezembro de 1973, Shin’ichi deu orientações em relação à instabilidade na sociedade causada pela crise do petróleo, em que a escalada dos preços do petróleo resultou em conturbações econômicas, sociais e políticas em todo o mundo.

Aqui, ele elucida a causa dos problemas que afligem a sociedade contemporânea. Espíritos se referem a demônios que roubam a vida dos outros ou que roubam benefícios.3 Numa linguagem atual, indicam a natureza demoníaca inerente à vida humana, um estado de completo egoísmo. Espíritos violentos denotam funções demoníacas fora de controle. (…)

— A nação mencionada por Daishonin possui dois aspectos, o ambiente natural e a sociedade humana. Quando a nação, que compreende o ambiente e os seres humanos, está em tumulto — e, de fato, no período que antecede esse tumulto —, não apenas o ego humano, mas até mesmo uma força ainda mais fundamental, as funções demoníacas da vida começam a se intensificar, transformando-se numa turva corrente subterrânea. Em decorrência disso, o coração e a mente das pessoas ficam desordenados, conduzindo a nação e a sociedade à ruína. Sem um ensinamento que resolva os problemas fundamentais da vida, não se podem sanar a confusão e a discórdia social. É o que torna a missão da Soka Gakkai, que se dedica a propagar a grandiosa filosofia de vida do Budismo Nichiren, tão relevante. Declaro aqui e agora que chegou o momento de nutrirmos a sociedade com um novo e vigoroso movimento em prol do kosen-rufu.

(Trechos do capítulo “Avanço”)

(Traduzido da edição de 15 de abril de 2020 do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai.)

Assista

Se você é assinante digital, veja o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 18

Notas:

  1. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin]. v. II. Tóquio: Soka Gakkai, 2006. p. 809.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 8, 2017.
  3. The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, 2004. p. 114.

Ilustração: Kenichiro Uchida

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO