Volkswagen nega, mas boatos de retorno do Gol podem fazer sentido

LANÇAMENTO: DA VW! –

ROTANEWS176 02/02/2024 15:59                                                                                                                                Por Maurício Campelo

Separamos alguns motivos para acreditar no possível retorno do tradicional nome da Volkswagen no Brasil.

Reprodução/Foto-RN176 ID.2All é visão de futuro compacto 100% elétrico da Volks e pode influenciar futuros modelos – Reprodução/Volkswagen

Durante o anúncio do investimento de R$ 9 bilhões na América Latina até 2028 , o Presidente da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom , reforçou que o Gol não irá retornar ao mercado . Entretanto, deu dicas de um dos próximos modelos da marca que, ironicamente, poderiam ser utilizadas para descrever um hipotético retorno do Gol , considerando, claro,  que as declarações do executivo foram para despistar .

Durante a apresentação, o executivo confirmou que a fábrica de Taubaté , atualmente responsável pela produção de Polo e Polo Track , irá receber um novo modelo e que será um carro “bem icônico” . Icônico é uma das palavras que podem ser utilizadas para descrever o Gol , que foi comercializado no Brasil por 42 anos de forma ininterrupta , e teve suas últimas unidades saindo exatamente de Taubaté .

Reprodução/Foto-RN176 Fábrica de Taubaté terá terceiro modelo nos próximos anos – Divulgação

Desde o fim do Gol , o Polo assumiu a posição de carro mais vendido da Volkswagen , com o Polo Track sendo o mais acessível da marca . É difícil pensar em um modelo tão icônico da marca alemã no Brasil quanto o Gol, somente o Fusca  teria tanto apelo.

Não são novos os rumores de que o Gol se torne um SUV compacto . Na realidade, esse tema é especulado desde antes mesmo do fim da produção do modelo ser decretada. Com o público preferindo SUVs de todos os tamanhos, um SUV de entrada com o nome Gol pode ser perfeito para a gama da marca .

Reprodução/Foto-RN176 Gol foi responsável por diversas inovações no mercado brasileiro – Divulgação

Além disso, em uma estratégia comercial avançada, seria um marco para a Volkswagen no Brasil se o primeiro híbrido 100% nacional fabricado pela marca fosse o Gol .

Em 1988, por exemplo, o Gol foi o primeiro carro produzido no Brasil a contar com injeção de combustível e em 20 03 o primeiro carro do país a ser oferecido com tecnologia bi-combustível, conhecida popularmente como Flex .

Reprodução/Foto-RN176 VW Gol GTI é um dos carros mais icônicos do mercado brasileiro – Renato Bellote/iG

No ano passado, o CEO da Volkswagen Global, Thomas Schäfer , declarou que alguns nomes tradicionais e importantes como Golf  e  Tiguan serão mantidos em produção pela VW na sua fase de eletrificação na Europa , considerando os mercados, o Gol seria nosso equivalente.

Nomes de sucesso mantém bom desempenho no mercado

Nos últimos anos, a Fiat  mudou completamente seu portfólio, retirando de linha nomes como Uno ,  Palio e Siena . A  Strada ganhou uma segunda geração completamente renovada , e conquistou a liderança do mercado brasileiro nos últimos três anos .

Enquanto era produzido, o Gol ainda mantinha bons números de vendas , puxado pelas vendas diretas, é bem verdade. Entretanto, ressuscitar o nome, que ainda é muito forte na lembrança de muitos brasileiros , pode fazer sentido do ponto de vista comercial. Até hoje o Gol ainda é muito cotado no mercado de usados, por exemplo .

E se o gol não voltar, e sim algum familiar?

família Gol era composta também por Voyage , Saveiro e Parati . Com a redução cada vez maior do número de vendas de sedãs no mercado , o Voyage dificilmente terá uma terceira geração, enquanto a Saveiro segue em produção .

Reprodução/Foto-RN176 VW Parati Divulgação

Dos quatro, resta apenas a Parati , que deixou as fábricas em 2012 para ceder espaço para o SpaceFox . O segmento de peruas está praticamente extinto no mercado, entretanto, a  Chevrolet Spin e o  Citroën C3 Aircross são duas opções de modelos de sete lugares relativamente acessíveis e pertencem a um segmento onde a Volkswagen não oferece nenhum representante.

FONTE: IG CARROS